O Fundo Florestal Permanente deu luz verde a uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar para a criação de uma equipa de Defesa da Floresta Contra os Incêndios, DFCI.

Esta candidatura, orçada em cerca de 50 mil euros, vai permitir a constituição de um grupo de cinco elementos que, depois de receber a formação adequada, começará em Junho próximo a sua intervenção, que se prolongará durante dois anos. A função deste grupo passa por desempenhar tarefas de vigilância e prevenção contra os fogos florestais, nomeadamente em zonas potencialmente sensíveis aos incêndios.

As acções de vigilância, prioritariamente, ocorrerão nos períodos de maior risco. O apoio ao combate aos fogos também está previsto ao nível da primeira intervenção, nas acções de rescaldo e vigilância após rescaldo. Algumas das suas tarefas passam ainda pelo devaste de mato e limpezas de caminhos.

\"Temos de proteger os nossos recursos florestais e apostamos prioritariamente na prevenção. Somos o concelho do País com maior biomassa florestal e grande parte da nossa população vive da silvicultura e dos seus derivados\", explicou o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias.



PARTILHAR:

Museu já tem contrato assinado

Sistema de informação geográfica