Ancuontro Anternacional de Pendones no Nasico - Encontro Internacional de Pendões no "Nasico" a realizar no dia 01 de maio próximo.

Ancuontro de Pendones no Nasico

Por einiciatiba de la Junta de Freguesia de la Pruobra, de la Cunfraria de l N.ª Sra. de Naso-Picon i de la ALCM, tal como se passaba dantanho, bai-se a recriar la ida de todos ls Pendones de l Praino al Naso, durante las celebraçones de l “Martes de Páscoa” ou cumo tamien ye conhecido, na fiesta de l Nasico.

“Todos ls Pendones s’ajuntában no Naso l die de l Martes de Páscoa!” assi cuntaba Tiu Zé Agusto Morgado de San Martino. Francisco Domingues de Zenízio, afirmou que, an 1915, sou pai António Augusto Domingues de 18 anhos, junto cun José Bernardo Meirinhos de 20 anhos, fúrun ls últimos que lhebórun l Pendon de Zenízio a essa fiesta: “Era ua mocidade tan fuorte que até ne ls dientes lo lhebában!”

Essa seinha eidentitaira de las quemunidades, bai tamien astanho a ser l motibo de cunfraternizaçon i de ancuontro de mocidades i tradiçones porque cumo diç Emília Viotti da Costa, “Un pobo sien mimória ye un pobo sien stória.

I un pobo sien stória stá fadado para fazer, ne l presente i ne l feturo, ls mesmos erros de l passado”. BIEN BENIDAS(OS)!

 

Encontro de Pendões no Nasico a realizar no dia 01 de maio próximo.

Por iniciativa da Junta de Freguesia da Póvoa, da Confraria de N.ª Sra. do Naso-Picão e da ALCM, tal como sucedia no passado, vai ser recriada a ida dos Pendões do Planalto ao Naso, durante as celebrações do “Martes de Páscoa”, ou como também é conhecido, a festa do Nasico.

“Todos os Pendões se reuniam no Naso o dia do Martes de Páscoa!” assim contava o Sr. José Augusto Morgado de São Martinho. Francisco Domingues de Genísio, afirmou que, em 1915, o seu pai António Augusto Domingues então com 18 anos, juntamente com José Bernardo Meirinhos de 20 anos, foram os últimos que levaram o Pendão de Genísio a essa festa: “Era uma mocidade tão forte que até nos dentes o levavam!”

Essa insígnia identitária das comunidades, vai ser também neste ano de 2022 o motivo para confraternização e encontro de mocidades e tradições porque, como diz Emília Viotti da Costa, “Um povo sem memória é um povo sem história.

E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”. BEM VINDAS(OS)!

"Nasico" é o nome dado à festa do Martes de Páscoa que se realiza no Santuário de Nossa Senhora do Naso - Póvoa, Miranda do Douro

 

Assim, haverá três grupos de Pendões que caminharão em simultâneo em direção ao Santuário do Naso num percurso aproximado de 1 000m cada:

Grupo 1 - Pendões de Alcañices (previstos 5), Cicouro, Ifanes e Paradela;

Grupo 2 - Pendões de Fariza (previstos 5), Aldeia Nova, São João das Arribas, e Póvoa;

Grupo 3 - Cércio, Malhadas, Duas Igrejas, Freixiosa, Genísio, Especiosa e Sendim.

 

A saída dos diferentes pontos de reunião está prevista para as 11h15m.

Após a reunião de todos os Pendões à entrada do Santuário, será dada uma volta ao recinto (pelo lado de fora dos muros).

Seguir-se-á confraternização das diferentes comitivas e depois haverá missa (15h00).

À saída e entrada da procissão na Igreja do Naso, os Pendões prestarão a honra (inclinando-se) à passagem das imagens religiosas, pároco e demais acompanhantes.



PARTILHAR:

Desportivo de Chaves vence em Faro e isola-se à condição na liderança

Série comemorativa dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães