Exposições, Palestras, Folclore, Divertimentos, Espectáculos, Actividades Desportivas, Desfile Etnográfico, Sopas do Espírito Santo e Cortejo da Coroação, tudo formou esta magnífica Semana Portuguesa que teve a participação de centenas de pessoas e um público de milhares.

A sua importância como "janela" de tradições bem açorianas ficou mostrada pela diversidade de actividades culturais e religiosas, tendo sido ainda mais honrada com a presença de entidades oficiais, entre quem fomos encontrar o Presidente da Câmara de Cambridge, Sr. Craig, um Deputado Federal, 2 Provinciais - um deles o luso-canadiano Carl de Faria - o presidente da Região, o Chefe da Polícia e um outro alto funcionário da mesma força.

Um dos convidados para dar uma Palestra foi o Sr. Germano Bairos, pessoa conceituada nesta comunidade, que falou em inglês sobre Camões. No mesmo dia, 6ª. feira, também interveio o Dr. Tomás Ferreira que, embora falando algum tempo em inglês se debruçou mais, em português, sobre a questão da falta quer de unidade, quer da mostra de força que a comunidade portuguesa, dum modo geral, pratica, não arrecadando o domínio do poder municipal, por exemplo, nesta região, em que tem a força numérica e o número de anos de vida aqui bem a seu favor.

Demos conta, no curto tempo que por lá andamos, que os organizadores destas Celebrações estavam muito indignados com a falta de representação do Consul-Geral de Portugal. Esse vivo sentimento vinha da sua anterior insistência em pedir ao Consul que, caso não pudesse comparecer, pelo menos enviasse alguém que o representasse. E tal não sucedeu.



PARTILHAR:

Semana Portuguesa

Sindicato acusa