O projeto de eletrificação entre Marco de Canaveses e Peso da Régua, cujo concurso foi lançado hoje, abrange 47 quilómetros e visa “dar continuidade” ao investimento na “modernização integral” da Linha do Douro, segundo a IP.

O concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha Ferroviária do Douro, entre Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real, foi publicado hoje em Diário da Republica (DR).

Neste momento, a eletrificação desta via encontra-se concluída até ao Marco de Canaveses.

Com um preço base de 118 milhões de euros, a intervenção a executar tem como principais objetivos, de acordo com a IP, “dar continuidade ao investimento na modernização integral da Linha do Douro, reforçando a competitividade do sistema de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de eficiência, segurança e qualidade e a redução dos tempos de percurso”.

Citado em comunicado, o presidente da IP, Miguel Cruz, destacou “a enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da Linha do Douro que a IP está a realizar”.

“A eletrificação do troço Marco–Régua irá potenciar fortemente a melhoria das ligações aos diversos núcleos urbanos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário, assegurando o reforço da coesão social e territorial aliado à promoção da sustentabilidade do sistema de transportes”, acrescentou o responsável.

A IP especificou que a intervenção prevê a eletrificação integral do troço, com cerca de 47 quilómetros, a instalação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP) e a execução de trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação, nomeadamente a adequação/modernização dos ‘layouts’ (disposição das linhas) das estações, com substituição de material de via.

Inclui também o alteamento ou relocalização das plataformas de passageiros das estações e apeadeiros, o rebaixamento da plataforma dos túneis e a reabilitação/reforço pontual das estruturas e do revestimento e tratamento e reformulação do sistema de drenagem.

Estão ainda previstas intervenções em seis túneis existentes no troço (Juncal, Riboura, Loureiro, Má Passada, Santinho e Régua) e trabalhos de estabilização de um total de 40 taludes existentes ao longo do troço.

O concurso público encontra-se em fase de entrega de propostas, que decorre por um período de 90 dias.

Segundo a IP, o investimento é desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros) e há vários anos que é defendida a eletrificação da via, bem como a reabertura do troço entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), desativado em 1988.

Foto: AP



PARTILHAR:

Trovoadas arrasam aldeia e provocam estragos na agricultura no Nordeste Transmontano

Raça mirandesa com redução significativa de cabeças de gado num ano