A Câmara de Alijó vai implementar um plano anticrise de um milhão de euros. Prevê descontos e isenções no pagamento de taxas e tarifas de serviços, bem como novos benefícios para os mais carenciados.

O plano foi aprovado ontem em reunião de Câmara e vai ser implementado de imediato, tendo como principais áreas de incidência a Educação, a Saúde e a Acção Social. Segundo o presidente da autarquia de Alijó, Artur Cascarejo, pretende \\"minimizar as dificuldades sentidas por todos os munícipes\\", no contexto da actual conjuntura económica. E estima que o esforço do Município na implementação de todas as medidas \\"há-de andar muito perto de um milhão de euros\\".

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a Derrama foram reduzidos em 0,1 e 0,5%, respectivamente. Só no caso desta última representa \\"cobrar menos 250 mil euros anuais, o que para uma Câmara como a de Alijó é significativo\\", salienta o edil.

A autarquia vai dar prioridade às empresas do concelho na aquisição de bens e serviços, apoiar a fusão das adegas cooperativas do município através de um projecto de viabilidade económica, congelar as rendas das habitações sociais, pagar os manuais escolares dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, atribuir bolsas para os jovens que frequentem o Ensino Superior, criar o Cartão do Idoso, entre outras.

Algumas das medidas já vêm de trás, mas a ideia é mantê-las. Exemplo: Os jovens até aos 35 anos e que possuam o cartão Alijovem pagam metade das taxas e licenças camarárias; os preços da água, recolha de lixo e saneamento estão congelados desde 1999; transportes escolares gratuitos para todos os graus de ensino e gratuitidade das refeições para os alunos mais carenciados.

A Câmara de Alijó mantém o apoio a idosos e deficientes na aquisição de fraldas, andarilhos, cadeiras de rodas e camas articuladas, bem como aos agricultores que sofram prejuízos causados por animais cinegéticos.

Nos próximos meses também deverá começar a ser implementado um Contrato Local de Desenvolvimento Social intermunicipal, que envolve as autarquias de Alijó, Murça e Sabrosa. Tem um orçamento de um milhão e duzentos mil euros e visa o \\"combate à pobreza, à exclusão social e ao desemprego, como consequência da actual crise económica\\". Artur Cascarejo acredita que este contrato vai contribuir para \\"elevar os níveis de qualificação como factor determinante para a entrada, ou reentrada, no mercado de trabalho\\".



PARTILHAR:

Zona da Aboadela

GNR regressa à fronteira