A alimentação para os animais e que foi doada para apoiar os produtores das aldeias afetadas pelo incêndio que lavrou em Vila Pouca de Aguiar começa hoje a ser distribuída, anunciou o município do distrito de Vila Real.

O fogo deflagrou no dia 27 em Revel e, depois de ser dominado e de ser sofrido várias reativações, foi dado como extinto no domingo, deixando uma área ardida, numa primeira estimativa, de cerca de 2.000 hectares de pinhal, mato, soutos, olivais e de área de pasto.

Em menos de duas semanas, o concelho foi atingido por dois grandes incêndios. O primeiro começou em Cortinhas, Murça, e estendeu-se ao município vizinho, onde queimou, também, uma área de cerca de 2.000 hectares.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, disse hoje que, para ajudar os produtores com efetivo animal, começam hoje a ser distribuídas 22 toneladas de palha de trigo que visam a “satisfação imediata das necessidades alimentares dos animais que, devido aos incêndios, ficaram privadas das suas pastagens naturais”.

O autarca disse que o primeiro camião de alimento doado chegou segunda-feira de Elvas e que, um segundo, chega hoje ao município.

De acordo com os dados provisórios recolhidos pela autarquia, o fogo mais recente afetou cerca de 40 produtores em três freguesias, designadamente Alfarela de Jales, Tresminas e Vreia de Jales, com 938 animais, entre gado bovino, ovino e caprino.

Alberto Machado disse que esta é uma ajuda importante para os produtores e que a alimentação animal é necessária para “substituição dos prados naturais que não podem ser utilizados porque arderam”.

Estas forragens foram doadas pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia (ANCABRA), tendo a câmara municipal assumido o custo de transporte.

A nível local, a Cooperativa Agrícola de Vila Pouca de Aguiar também já fez donativo de cereal para fazer “face a situações de grande urgência” e está a preparar outros apoios à comunidade.

O Gabinete de Apoio ao Agricultor em conjunto com as juntas de freguesias estão a proceder ao levantamento dos prejuízos provocados pelo incêndio mais recente.

Estes dados serão também apresentados pelo município de Vila Pouca de Aguiar na reunião que decorrerá na quarta-feira, em Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, entre os autarcas dos concelhos afetados por incêndios e o secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.



PARTILHAR:

GNR deteve suspeito em flagrante a atear fogo com isqueiro em Vila Real

Detido supeito de atear fogo florestal em Mirandela