No passado dia 23 de Março, no Museu do Douro na cidade do Peso da Régua, teve lugar a cerimónia de tomada de posse dos elementos recentemente eleitos para os órgãos sociais da Confraria dos Vinhos do Douro, registando-se a presença de inúmeros confrades, de representantes da sociedade civil e de diversas instituições locais e regionais.

A mais notória mudança dá-se na presidência do Capítulo – Assembleia Geral – onde António José B. Mesquita Montes, foi substituído por José António Tojeiro. A Câmara Dionisíaca - Direcção – continua a ser presidida por João Girão de Azeredo que viu assim renovado o seu mandato para continuar à frente dos destinos da associação dos Enófilos do Douro.

De saída dos órgãos sociais, António Mesquita Montes, um dos confrades fundadores da Confraria há 25 anos, e desde sempre um dos seus principais dinamizadores, foi agraciado com o título de Mestre Patrão Principal Honorário, uma distinção atribuída pela primeira vez, e com a qual a Confraria pretendeu simbolizar um gesto de gratidão perante o homenageado.

A homenagem teve lugar num jantar servido na sala Wine Bar do Museu do Douro, a que acorreram largas dezenas de convivas entre os Confrades, alguns amigos, e os familiares de Mesquita Montes. Os discursos estiveram a cargo de João de Azeredo, José António Tojeiro, do médico e irmão José de Mesquita Montes, e de Nuno Gonçalves, presidente a Câmara Municipal do Peso da Régua.

Traço comum neles, foi o realce acerca da actividade de Mesquita Montes em prol da Região Demarcada do Douro e da sua vitivinicultura, como técnico, como professor e como presidente da Casa do Douro ao longo de 25 anos, da qual resultou um saber que urge aproveitar na construção de um Douro melhor.
M.I.

Orgão sociais eleitos

Capítulo (Assembleia Geral)
Mestre Patrão Principal – (Presidente) – José António Pinto de Gouveia Tojeiro
Primeiro Mestre Patrão – (1ºSecretário) – Jorge Bernardo Lacerda de Queiroz
Segundo Mestre Patrão – (2º Secretário) - António José Nunes Sousa Pinto
Câmara Dionisíaca (Direcção)
Mestre Procurador – (Presidente) – João Baptista de Castro Girão de Azeredo Leme
Mestre Caseiro – (Secretário) – Mário Joaquim Mendonça de Abreu Lima
Mestre Feitor – (Tesoureiro) – Diogo Ponce de Leão Frey Ramos
Mestre Rogador – (Relações Publicas) – Maria José Ferreira Costa
Mestre Jornaleiro – (Porta Estandarte) – Marta Cristina Parente Macedo

Provadoria (Conselho Fiscal)
Mestre Provador Principal – (Presidente) – João Manuel Roque de Sousa
Primeiro Mestre Provador – (Secretário) – Pedro Miguel Botelho do Souto
Segundo Mestre Provador – (Vogal) – Luís André Campos Meneses



PARTILHAR:

Aplicação “Macedo Mexe”

Mais acidentes do que em 2015, mas sem vítimas mortais