Um dia \\"histórico\\" para a região. Foi assim que João Carlos Figueiredo, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, se referiu ao projecto FunZone Village Douro, classificado como PIN (Projecto de Interesse Nacional) e apresentado como o maior investimento privado na região, com os seus 70 milhões de euros, a gastar em três concelhos Alfândega da Fé (construção de um complexo turístico de 800 camas), Macedo de Cavaleiros (instalação de unidade industrial) e Mirandela (ampliação do aeródromo, para que tenha capacidade para receber voos internacionais).

Assim, em Alfândega da Fé vai ser criada uma unidade FunZone Village, que vai gerar 300 postos de trabalho directos. A escala do complexo é de tal ordem que o edil alfandeguense até admitiu estar \\"algo nervoso\\", durante a assinatura, ontem, do protocolo entre os três municípios e a sociedade FunZone Village Portugal, a empresa promotora que está associada à inglesa ABC Child Care UK.

A unidade FunZone Village Douro usa, segundo os seus promotores, um conceito único no mundo do turismo direccionado para a família, por ser especializado em cuidados especiais - associa a hotelaria a equipamento e tratamentos específicos. O mercado preferencial é o estrangeiro, entre as classes com poder de compra. A empresa acredita que só o mercado inglês assegurará financeiramente a sustentabilidade do complexo, que na primeira fase vai abrir com suites T3 e o equivalente a 800 camas.

Partindo da premissa de que \\"os pais necessitam de férias de serem pais\\", a empresa garante níveis máximos de segurança. \\"A nossa segurança é cinco vezes superior à do edifício da embaixada americana em Lisboa\\", diz Jorge da Costa Carvalho, representante da empresa promotora.

O aldeamento turístico vai nascer na zona da barragem da Esteveínha, terá uma classificação de cinco estrelas e incluirá um parque ecológico de diversões, uma pista de ski, zonas cobertas para a prática de desportos náuticos, um parque de lazer gigante e salas de música.

Alfândega da Fé foi escolhida por ser uma zona do Douro onde ainda estão conservados os valores da natureza, pela sua centralidade e porque a Câmara «deu condições para instalar o empreendimento». A promessa do Governo de desencravar a região investido vários milhões de euros para construir uma auto-estrada (A4) foi um factor que também pesou na decisão.

Fábrica em Macedo

A unidade fabril a instalar em Macedo de Cavaleiros arranca em Setembro, ocupando um terreno de 7500 m2 cedido pela Câmara. Prevendo-se que crie 100 postos de trabalho directos, vai começar por produzir o material usado na construção do aldeamento, ou seja, vai transformar e adaptar contentores em apartamentos de luxo. Depois deverá manter-se a funcionar construindo material para moradias e equipamento para bairros sociais, método usado na Holanda e Estados Unidos da América.

Aeródromo de Mirandela

Para a transformação do aeródromo municipal de Mirandela, vão ser criadas melhores condições, a partir do alargamento do actual equipamento. O que poderá vir a resultar na transformação do aeródromo municipal em regional ou internacional. Os terrenos adjacentes vão ser comprados, para ampliar a pista para três quilómetros. Esta proposta agrada ao presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, cuja autarquia vinha sendo sondada por uma empresa do Douro para transformar o aeródromo, visto que os 200 mil visitantes que passam por aquela zona não têm um aeroporto com dimensão. \\"O aeródromo de Vila Real não tem condições para ser ampliado e o de Bragança está deslocalizado em relação ao Douro\\", referiu o autarca.



PARTILHAR:

Cooperación transfronteriza

XVIII Semana Cultural