“Isto não é mais do que o culminar de um projecto de investigação sobre um país de língua portuguesa. Este ano a escolha recaiu em Cabo Verde e para o ano estou a pensar ser Timor-Leste”, disse ao PT em pleno BCC José Francisco Costa, tendo por fundo as mornas caboverdianas.
“Os trabalhos tiveram início com uma conferência sobre a cultura caboverdiana, seguido de apresentação dos trabalhos dos alunos relacionados com música, poesia, história e relações Cabo Verde-Portugal. Vamos concluir os trabalhos com música de Cabo Verde , para completar o dia, um almoço num restaurante em Fall River, onde pelo menos será servida pastelaria variada daquele país de Africa”, disse José Francisco Costa.
Sobre o significado desta actividade, aquele professor do BCC acrescentou:
“Eu diria que 75% dos meus alunos são de origem portuguesa, do Continente, Madeira e Açores a aprender coisas que possivelmente os pais não aprenderam quando na escola em Portugal. Não podemos esquecer que isto são alunos am ericanos a aprender que há diversidade e em vez de se andar para aí a matar essas diferenças optámos pela sua celebração”, disse José Francisco Costa.
O Bristol Community College (BCC) em Fall River foi das primeiras instituições de ensino que conhecemos aquando do Festival da Primavera que ali se realizou com grande sucesso. Quem sabe se irá regressar pela mão do professor José Francisco Costa a um ano e em que o Portuguese Language Day poderá ser extensivo a um fim de semana prolongado em vez de um dia.
“Temos coisas tão lindas para mostrar”, costuma dizer José Francisco Costa.
Pois vamos mostrá-las para que todos saibam que culturalmente temos a nossa riqueza e o orgulho.



PARTILHAR:

Todo-o-Terreno 18 e 19 de Maio

Alfaiate de Podence mantém tradição