Após dois meses e meio de paragem «forçada», as viagens turísticas de barco no Douro Internacional no troço entre a Congida (Freixo de Espada à Cinta) e Aldeia de Ávila (Espanha) foram retomadas. A interrupção ficou a dever-se às obras de manutenção na barragem espanhola de Saucelle, situada a jusante daquele troço do rio e que levou a um abaixamento do caudal do rio em cerca de 12 metros.

A empreitada ocorreu numa altura em que região do Douro Internacional é mais procurada pelos amantes do turismo de natureza, situação que se saldou \"em avultados prejuízos financeiros\" para a sociedade Congida, La Barca, que resulta de uma parceria entre o município de Freixo de Espada à Cinta e o ajuntamento espanhol de Vilvestre.

No entanto, a sociedade Congida, La Barca, já entrou em contacto com a Iberdrola, empresa eléctrica espanhola, na esperança de ser ressarcida dos prejuízos financeiros. \"Ano após ano, a empresa tem crescido e tudo indicava que este ano iríamos atingir um número recorde de turistas transportados - 10 mil passageiros. Com esta paragem, a situação pode ser diferente\", lamenta o autarca. A Iberdrola já se mostrou disponível a recompensar a sociedade turística pelos danos causados, já que houve um prolongamento de condições climáticas favoráveis para a realização de passeio náutico.

Agora, a eléctrica espanhola vai ajudar na promoção das viagens turísticas e, em simultâneo, compra pacotes turísticos para os seus funcionários e colaboradores com a finalidade de minimizar os danos causados, situação que foi aceite pela sociedade Congida, La Barca.

A sociedade turística Congida, La Barca está a operar com três embarcações, sendo duas do tipo catamarã com capacidade para 16 pessoas e uma embarcação coberta com capacidade para transportar 50 passageiros.

Há já reservas de viagens para 2008, mas o JN apurou que a Iberdrola vai tornar a baixar o caudal do rio Douro para prosseguir com as obras de manutenção das comportas da barragem de Saucelle. A Câmara de Freixo de Espada à Cinta quer negociar com a eléctrica espanhola a melhor altura para o fazer.



PARTILHAR:

Avizinham-se penalizações

Menos castanha e mais cara