António Aires, presidente da Aflodouronorte, referiu que grande parte da população do Norte do país tem como actividade principal o uso da terra em práticas agro-florestais, "tornando-se por isso necessário dinamizar estas áreas de forma a sensibilizar os proprietários para novas tecnologias".

O mesmo responsável é de opinião que as empresas expositoras terão neste espaço "a oportunidade de divulgar os seus produtos a todos os interessados pela actividade florestal".

O espaço da feira, com uma área de cerca de 22 hectares, está integrado numa mancha florestal com características típicas da floresta da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Com um orçamento de 25 mil contos, o certame vai contar com a presença de 50 expositores maioritariamente oriundos da Alemanha, Espanha, França, Finlândia e Japão.

No decorrer da feira vão realizar-se colóquios, através dos quais se pretende debater questões de interesse para o sector, designadamente "Prevenção, Vigilância e Combate de Incêndios Florestais" e "Técnicas de Controlo de Matos".

Segundo António Aires, a má gestão e limpeza do mato é muitas vezes responsável pela propagação de incêndios, pelo que será apresentado no decorrer do certame um novo sistema de tratamento de mato.

Os expositores e visitantes da feira podem assistir a simulacros de incêndios florestais e participar num concurso de motoserras.

Para os mais jovens, haverá desportos radicais, música e um concurso de desenho para crianças.

No norte do país existem 12 associações florestais criadas para ordenar e rendibilizar as áreas da região dedicadas à silvicultura.

O leque de objectivos destas associações é muito alargado e visa "principalmente a melhoria das condições das populações dependentes do sector florestal", referiu António Aires.

A floresta em Trás-os-Montes é um recurso vital para a economia da região, existindo actualmente 500 mil hectares plantados com pinheiros, eucaliptos, carvalhos e soutos.

A feira tem como patrocinadores a Câmara de Murça, a Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Forestis e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.



PARTILHAR:

"Dia do Trabalhador" no Canadá... também fala Português

Na remodelação das instalações