26 animais distribuídos por dois escalões vão mostrar a sua bravura no primeiro campeonato de Chegas de Touros Tradicional, que vai decorrer, de 21 de Junho a 16 de Agosto, na praça de touros de Vinhais.

O sorteio, que decorreu no passado dia 11, ditou os adversários em cada escalão, nomeadamente touros com mais de 5 anos e touros até 5 anos. O campeonato vai reunir criadores de todo o distrito de Bragança, que têm animais que já estão habituados a participar em lutas.

Esta iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais (PRORURIS), visa estimular os criadores que têm touros que se distinguem pela sua destreza, energia e bravura. Além disso, os prémios alcançados nestes eventos representam uma mais-valia para os proprietários aquando da sua comercialização.

Os concorrentes vão lutar por um dos oito prémios que vão ser distribuídos em cada escalão. A título de exemplo, o vencedor, na categoria touros com mais de 5 anos, vai receber 6 mil euros, ao passo que o primeiro classificado em touros até 5 anos ganha 4 mil euros. Ao todo, a organização vai distribuir 40 mil euros pelos 16 animais com as melhores prestações.

Vinhais cria condições para a preservação de uma tradição com um elevado número de admiradores

Os proprietários terão, ainda, direito a um subsídio de apoio para o transporte dos animais no valor de 75 euros, por animal e por luta.
Os requisitos de admissão dos touros prendem-se com o regulamento sanitário sobre exposições, concurso e ajuntamentos de gado, pelo que os criadores terão que apresentar toda a documentação referente à identificação e sanidade dos animais.

Além disso, o júri, composto por um técnico da PRORURIS, um médico veterinário e um técnico da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, vai estar atento a operações efectuadas aos cornos dos touros, como por exemplo o seu aguçamento, bem como ao efeito de substâncias que alterem o comportamento ou o rendimento físico dos concorrentes.Ž

Recorde-se que as chegas de touros são uma tradição muito enraizada no Nordeste Transmontano, que reúne um elevado número de espectadores. Com o chegódromo de Vinhais, esta modalidade ganha mais vida e melhores condições de segurança para o público que se concentra para assistir à bravura dos animais.



PARTILHAR:

13 e 14 de Junho

Feridos livres de perigo