O Crasto Branco 2015, vinho branco do Douro, foi eleito vinho da semana no Reino Unido pela crítica de vinhos Jancis Robinson, a mais recente de várias distinções para a Quinta do Crasto.

Em comunicado, a Quinta do Crasto aponta mesmo 2016 como “um dos melhores anos de sempre para os brancos do Douro”, que têm acumulado “distinções e elogios em todo o mundo”.

A última veio do Reino Unido e para a própria casa, com a crítica Jancis Robinson, que escreve num site próprio na Internet, no Financial Times e é conselheira oficial da cave de vinhos da rainha Elisabete II.

A jornalista, uma fã assumida dos vinhos portugueses, elegeu a nova colheita de Crasto Branco 2015 como o vinho da semana no Reino Unido.

“Este vinho tem toda a frescura que a sede de um dia de sol pede acompanhado por um leve aroma a flor de laranjeira e uma acidez crocante”, aponta Robinson no seu site na Internet.

A Quinta do Crasto começou a apostar em vinhos não fortificados nos anos 90, principalmente nos tintos. Agora, apontam em comunicado, o produtor plantou recentemente mais de oito hectares de vinha com castas Viosinho e Gouveio para fortalecer a aposta nos brancos.

O norte-americano Robert Parker já tinha atribuído 90 pontos ao Crasto Branco 2015, além de 92 pontos ao Crasto Superior Branco 2015 (produzido com uvas Viosinho e Verdelho, do Douro Superior), continuando a destacar os vinhos brancos da região.

A Wine Spectator já tinha colocado quatro vinhos da Quinta do Crasto na lista dos 15 melhores tintos portugueses.
Texto de Simão Freitas



PARTILHAR:

Inatividade da linha férrea Pocinho-Barca d´Alva discutida no parlamento

Bolsas de estudo para o Ensino Superior com candidaturas abertas