A Paróquia de Sambade assinalou, no passado domingo, a tradicional muda da imagem da Nossa Senhora das Neves da Capela que lhe é dedicada na localidade de Covelas para a Igreja Matriz de Sambade.

Este momento é assinalado anualmente no 1º domingo de maio, coincidindo com o Dia da Mãe, com uma procissão solene onde acorre toda a população para acompanhar a imagem até à Igreja Matriz onde permanece até ao 3º domingo de agosto, dia em que, em grandiosa procissão, regressa à Capela em Covelas.

Este ano, devido à pandemia, a padroeira dos habitantes de Sambade, Covelas e Vila Nova, não teve a multidão que a acompanha na peregrinação pelo troço da Nacional 315 que liga as duas aldeias.

A imagem foi transportada numa carrinha de caixa aberta, ornamentada “como a Senhora merece” e percorreu as ruas de Sambade para que a população a pudesse adorar das suas janelas. Pelo caminho, emoção e lágrimas das pessoas que este ano não puderam cumprir a sua devoção.

Multiplicaram-se as preces a Nossa Senhora das Neves, para que protejas os seus fiéis e faça acabar esta terrível pandemia. “Nossa Senhora das Neves nos proteja” ouvia-se das janelas ao passar a carrinha com a imagem da protectora “E nos permita ir na procissão do Verão”.

 

Lenda da Nossa Senhora das Neves

 

Sobre ela existem várias lendas, sendo a mais vulgar a que conta que Nossa Senhora das Neves apareceu a uma senhora pastora em cima de um castanheiro, num dia de neve . Ainda hoje se vê, no lugar do altar antigo, na sua capela em Covelas, um pedaço do tronco em que o povo afirma ser uma relíquia do castanheiro da aparição.

Dizem os antigos que a mordomia da festa era de Covelas, sendo celebrada na capela e a procissão, que saía do recinto em direção ao cruzamento de Vila No...va, voltando para a ermida pelo mesmo trajeto. Só a partir de 1910, a festa começou a ser feita em conjunto com os mordomos de Sambade e Covelas. Mudavam então Nª. Srª. das Neves, no primeiro Domingo de Maio, para Sambade e regressava à sua capela no dia da festa – primeiro Domingo de Agosto. Ainda hoje se conserva este costume mas, com a emigração, alterou-se a festa para o terceiro Domingo de Agosto.
Quando se faz a muda de Nª. Srª. das Neves de Covelas para Sambade, os covelenses ficam tristes por lhes levarem Nª. Srª. da sua casa, seguem-na até ao cruzamento de Covelas e aí se despedem D’Ela, vendo-se, não raro, lágrimas nos olhos de muitos. No seu regresso, no dia da festa, à tarde, aguardam-na no mesmo lugar e saúdam-na com renovada alegria, tendo bem estampado no rosto o júbilo de a receberem de novo.
As gentes de Sambade, Covelas e Vila
Nova tem grande devoção a Nossa Senhora Das Neves, sendo a maior representação de Fé para toda a população.

 



PARTILHAR:

Cerca de 17,5 milhões de veículos atravessaram o Túnel do Marão em quatro anos

GNR identificou um homem de 40 anos por pesca ilegal