O lagar de azeite ecológico construído na zona industrial de Carrazeda de Ansiães pela cooperativa agrícola local vai começar a funcionar em Novembro. A garantia é dada por António Sousa, da direcção da instituição, salientando que o lagar deveria ter iniciado a produção no ano passado, mas, devido aos atrasos verificados na conclusão das obras, acabou por ser adiada a inauguração.

António Sousa cifra em 750 mil euros o investimento no novo lagar, que terá capacidade para engarrafar e comercializar o azeite produzido. O rótulo ainda não é conhecido, uma vez que está dependente de um concurso que a cooperativa lançou à comunidade escolar do concelho.

A unidade de fabrico de azeite era um anseio antigo da cooperativa agrícola, que, apesar de ter três mil associados, nunca tinha passado a barreira do comércio a retalho de produtos e ferramentas ligados ao sector. Como muitos dos sócios são olivicultores, a direcção optou por avançar para um novo projecto.

\"Vamos ter preços muito convidativos para os nossos associados\", nota o dirigente, ciente de que o novo lagar é \"uma mais-valia\" para os olivicultores de Carrazeda de Ansiães, mas não só, já que deverá alargar o raio de acção a municípios limítrofes.



PARTILHAR:

III Congresso Internacional da Castanha

Terreno já têm.