O concurso internacional de fotografia que desafiou à descoberta do Douro e das suas gentes foi ganho pelos fotógrafos António Jaime Abrunhosa, João Galamba e Alexandra Guedes, que recebem o prémio em novembro, anunciou hoje a organização.

O Museu do Douro e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), sediados no Peso da Régua, distrito de Vila Real, lançaram em janeiro o concurso internacional de fotografia dedicado à temática “Douro Património Contemporâneo: memória com futuro” destinado a fotógrafos profissionais e amadores.

A iniciativa desafiava os participantes para “a descoberta e observação do Douro”, retratando a “memória secular” duriense, as suas gentes, construções e objetos com que fazem vinho.

A organização anunciou hoje em comunicado que o primeiro prémio foi atribuído a António Jaime Abrunhosa, com o conjunto “Paisagens", o segundo prémio a João Galamba, com o conjunto “Linhas do Douro” e o terceiro prémio a Alexandra Guedes, com o conjunto “As 4 estações no Douro”.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a António Jaime Abrunhosa, com o conjunto “Trabalhos”.

A cerimónia de entrega dos prémios será feita no âmbito do Congresso Douro & Porto 2020 – Memória com Futuro, organizado pelo IVDP, que terá lugar nos dias 10 a 12 de novembro.

No mesmo dia será aberta ao público a exposição dos trabalhos vencedores.

As imagens vencedoras integrarão ainda a base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, projeto que procura identificar e divulgar a documentação visual associada à região demarcada.

Este é um que projeto que consiste “na recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património do Douro para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo duriense”.

O concurso internacional de fotografia Douro "Património Contemporâneo – Memória com Futuro" é uma parceria entre o Museu do Douro e IVDP, que conta com o apoio da EDP - Gestão da Produção de Energia.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Importância da vacina da Gripe em tempos de pandemia

Alijó avança com projeto "âncora" de requalificação da vila do Pinhão