A Câmara de Alijó vai avançar com a requalificação do Pinhão, um projeto considerado “âncora” para o Douro e que, numa primeira fase, representa um investimento de um milhão de euros e está incluído na reprogramação do PROVERE.

À vila do Pinhão, localizada junto ao rio Douro no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, chegam anualmente milhares de turistas de barco, comboio ou carro. Este é também um importante centro económico da região, onde se localizam muitas quintas produtoras de vinho.

O “pontapé de saída” para a intervenção na vila turística foi dado agora com a inclusão do projeto no âmbito da reprogramação do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro.

“Para já, esta deliberação do conselho intermunicipal veio pôr preto no branco a necessidade premente e urgente de intervir no Pinhão, porque é uma vila considerada uma das principais portas de entrada na região e que permitirá alavancar outros projetos em todo o Douro”, afirmou o presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, que falava no final de uma reunião da CIM Douro, que decorreu hoje, em Sabrosa.

O presidente da CIM Douro, Carlos Silva Santiago, disse que a reprogramação do PROVERE foi o principal assunto que esteve em cima da mesa da reunião de hoje.

O responsável disse que houve um reforço das verbas do PROVERE de cerca de 4,2 milhões de euros para a CIM Douro e que foi possível incluir “uma primeira fase do projeto de recuperação e requalificação do Pinhão” que é, para a comunidade intermunicipal, “um dos lugares âncora da dinâmica económica e turística de toda a região”.

“Há outros, mas o Pinhão entendemos que seria nesta fase uma prioridade”, salientou o também presidente da Câmara de Sernancelhe.

O município de Alijó preparou um plano integrado e sustentável de humanização do centro histórico da vila do Pinhão, que tem como um ponto central a rua António Manuel Saraiva.

Na altura de vindimas, época alta para o turismo nesta região, cruzam-se naquela rua do Pinhão muitos autocarros de turistas e veículos de transporte de uvas e mostos, uma situação que cria grandes constrangimentos ao nível rodoviário nesta localidade.

José Paredes referiu que na primeira fase de intervenção na António Manuel Saraiva vai ser aplicada uma verba de cerca de um milhão de euros e adiantou que o projeto de requalificação totaliza “cerca de 3,2 milhões de euros”, repartidos em três fases.

A primeira fase do projeto, acrescentou o autarca, consiste "sobretudo" numa intervenção nos terrenos que hoje são da jurisdição da Infraestruturas de Portugal (IP) Património, criando condições para estacionamento de veículos, uma grande praça para fruição da pessoas, trajetos pedonais e mobiliário urbano.

José Paredes referiu que o concurso público vai ser lançado em breve e disse esperar que até ao final do ano esteja concluído o procedimento concursal e concedido o visto do Tribunal de Contas.

Posteriormente, as obras incidirão a nível dos passeios, redes de saneamento e de água e, numa fase final, será requalificado o armazém da IP para uma área de restauração.

A CIM Douro agrega 19 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu e Vila Real.

 

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Concurso que desafiou a descobrir o Douro entrega prémios em novembro

Música para bebés regressa no sábado ao Museu Abade de Baçal