O concurso escolar de escrita criativa “Estórias [IM]Prováveis” insere-se, em 2022, nas comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial e quer incentivar hábitos de leitura e promover conhecimento sobre a região, foi hoje anunciado.

Promovido anualmente pelo Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, nesta terceira edição o concurso salta das fronteiras deste município e estende-se aos alunos dos 19 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).

Conta também com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A DRCN disse hoje, em comunicado, que, em 2022, o concurso escolar de escrita criativa tem como tema o Douro, o seu património paisagístico (natural ou edificado) e património imaterial (usos, costumes, tradições, artes e ofícios).

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico geral e secundário, o concurso tem como principais objetivos “motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos em prosa ou em verso”.

Este ano podem concorrer os estudantes dos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Nesta edição, o “Estórias [IM]Prováveis” inclui também um sorteio de 20 viagens de barco no rio Douro, a realizar entre os alunos que fizerem a sua pré-inscrição no concurso.

A decorrer em maio, a viagem contará com a participação do escritor Tiago Salazar e o programador literário João Morales, no contexto de uma oficina de escrita criativa destinada à partilha e desenvolvimento de algumas ferramentas de apoio à criação literária.

As inscrições no concurso são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através do envio de um email ([email protected]) até ao dia 30 de abril.

Depois, o prazo para entrega dos trabalhos a concurso é até 31 de maio e a cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á a 06 de outubro.

O Alto Douro Vinhateiro é paisagem cultural evolutiva e viva da UNESCO desde 14 de dezembro de 2001.

Para assinalar as duas décadas de património mundial, a CCDR-N lançou um programa de comemorações que inclui cerca de 100 iniciativas, começou a 14 de dezembro de 2021 e prolonga-se durante um ano, até 14 de dezembro de 2022.

Integram a comissão organizadora das comemorações, entre outros, a CIM Douro, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, as direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o IVDP, os Museus do Douro e do Côa e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.



PARTILHAR:

Portugal não está em "situação crítica" nos fundos europeus

Luís Mendonça eleito presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão