Segundo as professoras que apoiaram estes alunos esta iniciativa de intercâmbio internacional permitiu-lhes resgatar a memória de Camões que tinham esquecido! E consideraram muito bom este reencontro. Acredito que as redações serão muito criativas. Sei que algumas crianças abordaram o tema do impacto do meio ambiente após 500 anos da viagem de Camões. Assim temos um Camões moderno pois esse é o grande tema de debate e de preocupação da humanidade. E o mais surpreendente é que em Uberaba, Camões tinha sido completamente esquecido. Nossa festa foi surpresa inedita!

Não sei como será a resposta de outros municípios do Brasil mas me ficou a ideia, a partir das nossas tentativas de divulgação desta brilhante iniciativa da RDP que falta à maioria das entidades associativas luso brasileiras apostarem mais nos projetos intercâmbios!

Só a RDP para nos confirmar qual foi a participação neste concurso como mobilizadores, animadores das associações luso brasileiras? É preciso começar-se a saber quem promove de facto a lusofonia com resultados junto da juventude e sem apoios oficiais. Ações voluntárias fora dos holofotes oficiais? Vamos aprender com as boas experiências e acreditar que podemos fazer mais.

Temos muito a redescobrir ! E contamos com muitos cidadãos que embora não tomassem a iniciativa, nos aplaudem pela coragem de resgatar a mal tratada e esquecida língua portuguesa. E lembrando os grandes textos de autores como Luiz Vaz de Camões, Euclides da Cunha, Padre António Vieira , Rosalia de Castro e tantos outros autores que representam a nossa identidade, a nossa alma.

Citar textos destes autores justificam palavras de jornalistas ou de escritores.



PARTILHAR:

Altura de 80 centímetros

De 18 e 19 de Outubro