A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a reparação das barreiras de proteção à via-férrea, que estão implementadas entre os quilómetros 121,5 e 121,8 da Linha do Douro, no concelho de Sabrosa, foi hoje anunciado.

A empresa explicou que a execução da obra teve como objetivo “a reparação e o reforço das barreiras existentes, de modo a assegurar a sua eficácia na proteção à via das eventuais quedas de blocos”.

A IP disse ainda, em comunicado, que a intervenção, agora concluída, se “revestiu de elevada complexidade logística e técnica”, tendo decorrido “numa escarpa onde a linha se desenvolve na margem do rio Douro e sem qualquer acessibilidade rodoviária”, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Por isso, apontou, o acesso dos trabalhadores foi assegurado por barco e os demais meios operacionais e maquinaria transportados pela via-férrea.

“A execução da empreitada foi desenvolvida sem comprometer a circulação ferroviária e garantidas as condições de segurança para os trabalhadores, fruto de um criterioso planeamento dos trabalhos desenvolvido pela IP”, acrescentou ainda.

A empresa referiu que tem “desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta ou Beira Baixa”.

E justificou as intervenções “atendendo aos riscos inerentes à existência de taludes – elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea”, sendo estes trabalhos suportados “num acompanhamento e monitorizações permanentes”.

“A execução regular destes trabalhos de reparação e conservação permite garantir o aumento das condições de segurança, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura ferroviária”, frisou.



PARTILHAR:

Chaves usa calor das águas termais para aquecer edifícios públicos e privados

Bruno Veloso candidato à federação para “revitalizar” o PS em Bragança