«A Comunidade Portuguesa vai, mais uma vez, festejar na Holanda o Dia Nacional de Portugal. Todas as associações portuguesas e demais grupos da nossa Comunidade estão reunidos neste projecto de consolidação da identidade lusitana e expressão de uma Comunidade que soube integrar-se neste país, mas mantém viva a ligação a Portugal.»

«O Dia de Portugal é sempre um momento de apoteose do patriotismo da Comunidade Portuguesa na Holanda.

Mas, este ano, os portugueses estão mais do que nunca apostados em contribuir para a promoção da imagem de Portugal na Holanda.

No Programa do Dia Nacional 2003, a Comunidade Portuguesa festeja o seu país, mas, ao mesmo tempo, a Programação está virada para fora, com o objectivo de mostrar à sociedade holandesa e às outras comunidades estabelecidas na Holanda a cultura portuguesa, língua, tradição e modernismo, contribuindo para a promoção da imagem de Portugal na Holanda.

Os holandeses estão convidados a participar nos festejos que irão decorrer nas cidades de Haia, Amesterdão e Amstelveen.

Num Programa que se concentrará entre 31 de Maio e 8 de Junho e que integra música popular e tradicional portuguesas, fado e ainda a gastronomia com os vinhos portugueses a marcar presença, bem como manifestações culturais, desportivas e sociais.

No dia 31 de Maio, as Comemorações são especialmente dirigidas à Comunidade Portuguesa mais jovem, num apelo ao futuro. As crianças das escolas portuguesas na Holanda vão estar juntas para se divertirem, conviverem e demonstrarem os seus talentos e saberes em concursos e exposições de trabalhos.

Participarão também alguns artistas portugueses a viver na Holanda.

No dia 5 de Junho, na Universidade de Amesterdão, terá lugar uma sessão cultural com o tema \"Relações Históricas e Literárias entre Portugal e a Holanda\".

Participam professores universitários portugueses radicados na Holanda e ainda estudantes holandeses que frequentam cursos de Língua e Cultura portuguesas.

No dia 7 de Junho, no largo da Câmara Municipal de Haia, os holandeses poderão ficar a conhecer um pouco melhor os portugueses e a sua cultura, música, artesanato e gastronomia numa feira de rua.

No dia 8 de Junho será a vez de, em Amstelveen, se realizar a Festa Popular que incluirá música, folclore e comida portuguesa, com a participação de músicos portugueses radicados na Holanda e outros que virão de Portugal, terminando a noite com um baile e uma discoteca para a juventude.

As Comemorações do Dia de Portugal na Holanda contam com o apoio das entidades oficiais estabelecidas neste país, cujo objectivo tem sido o de dinamizar e conferir mais visibilidade à Comunidade Portuguesa, através de projectos que valorizam a nossa identidade e garantam mais e melhor integração dos portugueses na Holanda.

É importante sublinhar a colaboração de muitos portugueses nestes projectos, provenientes de novos segmentos da diáspora portuguesa, como: estudantes, bolseiros e investigadores portugueses colocados na Holanda, funcionários em organizações europeias e internacionais com sede na Holanda, estudantes holandeses de língua portuguesa.

Todos se vêm sentindo motivados em partilhar a ideia de um Portugal na Holanda.

Para um completo retrato do projecto, consulte o Website www.portugal-nl.org., desenvolvido com o apoio da Embaixada de Portugal na Holanda.»



PARTILHAR:

Mogadouro acolhe campistas

Na categoria de teatro