O embaixador de Portugal na Holanda, João Salgueiro, explica aos leitoras do Notícias Lusófonas o que é o espaço cibernético de \"Portugal na Holanda\", lançado nas últimas Comemorações do Dia de Portugal, naquele país. O www.portugal-nl.org oferece à Comunidade um vasto e pormenorizado leque de informações sobre Portugal.

«O Website é participado pelos portugueses residentes na Holanda: dirigentes associativos, professores universitários (Universidades de Amesterdão e de Utreque), especialistas de organizações europeias/internacionais (Europol, OPCW, Tribunal Penal Internacional para a ex-Juguslávia, Instituto Europeu de Patentes), jovens de 2ª e 3ª gerações, incluindo diversos agentes económicos holandeses.

A principal função desta Página tem sido a de evidenciar a Comunidade Portuguesa e projectá-la no seu papel de agente dinamizador junto à sociedade holandesa. Por isso, o Website é também o meio para se implementar um Programa de Actividades que possa chamar todos aqueles que queiram melhor conhecer a língua e a cultura portuguesas.

O projecto pretende, agora, expandir-se no sentido de se tornar um mecanismo estável e dinâmico de comunicação entre os portugueses e os holandeses, com recurso ao uso da Internet. O “Portugal na Holanda” quer adquirir uma apresentação bilingue (português/holandês) e constituir-se veículo que:

- Promova a divulgação dos acontecimentos de interesse geral à Comunidade portuguesa residente na Holanda e àqueles que, sendo holandeses, tenham manifesto interesse pela realidade portuguesa, mormente a linguística e cultural;

- Desenvolva um forum para diálogo entre aqueles que se interessam por conhecer a realidade portuguesa na Holanda ;

- Ofereça informação aos holandeses interessados na realidade portuguesa;

- Apoie aqueles que pretendem visitar a Holanda (estudantes, investigadores, bolsistas, turistas);

- Informe os portugueses sobre aspectos da Holanda (informações gerais e turísticas, sobre os sistemas de educação e de segurança social, etc);

- Estimule o conhecimento de programas culturais e literários de ambos os países;

- Favoreça a integração dos portugueses na Holanda e dos holandeses em Portugal.

O “Portugal na Holanda” vai ser gerido por uma Fundação, na qual será parte outorgante esta Embaixada, o Consulado e representantes da Comunidade Portuguesa. Os dividendos deste projecto reverterão para um fundo de apoio a iniciativas culturais, com particular atenção para acções dirigidas aos jovens lusodescendentes, e resposta a eventuais situações que surjam de assistência social.

A Embaixada de Portugal na Haia, conjuntamente com o Consulado-Geral em Roterdão e todas as estruturas públicas portugueses representadas na Holanda (Delegação do ICEP e Coordenação do Ensino de LP do Ministério da Educação português), estão fortemente empenhados em valorizar a identidade portuguesa na Holanda, promovendo a participação da nossa Comunidade aqui residente. Anima-nos um princípio: o de aproximar a Administração Portuguesa dos nossos compatriotas que vivem neste país e, no que está ao nosso alcance, contribuir assim para estreitar os laços entre Portugal e a Holanda, no quadro da cidadania europeia.

Neste projecto, como noutros que temos implementado, queremos corresponder à expressão da nossa Comunidade aqui residente, pelo que esta Embaixada vem actuando segundo dois eixos paralelos: o da promoção de acções de prestígio ao nível dos agentes e líderes locais (holandeses) e uma actuação no plano da dinamização e qualificação da realidade portuguesa existente na Holanda, mormente através de medidas de estímulo ao tecido empresarial no estrangeiro (pequenas e médias empresas).

Temos um desafio pela frente: dinamizar o que é português na Holanda, com actuação muito concertada entre as redes que Portugal possui à escala geo-política mundial. Defendo que a Administração portuguesa pode estar mais próxima da diáspora, para que se valorize a nossa identidade e se garanta mais e melhor integração dos portugueses no mundo.

Penso que cada vez será mais importante “puxar” por uma realidade portuguesa no mundo que ultrapassou os contornos do associativismo e contagiou os países receptores com portugueses e luso-descendentes de reconhecida competência e qualificação.

Por outro lado, considero que estes desafios têm que ser prosseguidos numa base de alianças entre o Estado e a sociedade civil. Aqui, na Holanda, a Embaixada tem prosseguido uma política de angariação de apoios junto a entidades não oficiais com vista ao financiamento das actividades que pretendemos levar a cabo. A criação do Website da Comunidade Portuguesa na Holanda (www.portugal-nl.org), é o exemplo deste regime de patrocínios que a Embaixada na Holanda tem desenvolvido, e ao qual também não é alheia a prestação de apoio por parte de especialistas portugueses colocados em instituições europeias e empresas internacionais sediadas na Holanda a quem esta Embaixada solicitou e de quem tem recebido excelentes contribuições técnicas a título gracioso.

Afinal, somos o reflexo de uma época em que os esforços têm que ser rentabilizados e coordenados numa única direcção, partilhada por todos os falantes da língua e interessados na cultura portuguesas.»



PARTILHAR:

Animação teatral

Câmara renovou protocolo com IDT