O espólio ferroviário existente na estação do Tua vai integrar o Museu Nacional Ferroviário (MNF). Esta possibilidade foi avançada, ao JN, pelo membro do Conselho de Administração da CP, João Aguiar de Carvalho.

Em causa está um conjunto de material circulante utilizado dezenas de anos na linha do Tua, no troço entre esta estação e Bragança, e estacionado junto a estação do Tua, nomeadamente uma locomotiva a vapor, duas carruagens construídas no início dos anos 20 e outras de 1934, saídas das oficinas italianas de Nápoles.

"Provavelmente, vai proceder-se à integração de algumas peças de interesse museológico no MNF", garantiu João Aguiar Carvalho. Neste momento, já existe na estação do Tua uma pequena mostra de algumas peças de comboios a vapor, fotografias e material variado usado na actividade ferroviário, desde a típica corneta que soprada pelo chefe de estação autorizava a partida do comboio até ao vestuário usado no início dos anos 20 pelos "revisores" das composições. Também este espólio será abrangido pela rede do MNF, que integrará todas as unidades museológicas da CP existentes de Norte a Sul do país.

De referir que algumas referências museológicas existentes ao longo da linha do Douro, nomeadamente as que estão nas estações de Peso da Régua e do Pocinho - aqui algumas belíssimas carruagens em madeira, algumas com quase 80 anos, vão-se degradando -, serão avaliadas para a possibilidade de algumas virem a ficar sob a alçada do MNF. Apuramos também que algumas carruagens e locomotivas que não serão recuperadas pela CP irão ser cedidas a alguns privados, que já mostraram interesse na sua posse.



PARTILHAR:

«A decisão é irreversível»

15 e 18 de Julho