Cinco dos 2.320 diplomas académicos que a Rutgers University, de Newark, nos Estados Unidos, vai conceder aos seus finalistas no fim do ano lectivo 2006/2007, correspondem a licenciaturas obtidas nas áreas dos Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono.

A entrega dos diplomas de licenciatura, mestrado e doutoramento concedidos pela Rutgers University de Newark deverá ter lugar no âmbito de seis cerimónias, que decorrerão naquela cidade norte-americana entre os dias 16 e 25 de Maio do ano em curso.

Os cinco diplomas de licenciatura em Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono serão entregues na primeira daquelas sessões, durante uma cerimónia que está agendada para o Golden Dome Athletic Center daquela universidade, e que coincidirá com a entrega de diplomas da School of Criminal Justice. “O nosso programa contará com cinco licenciados”, confirmou Kimberly da Costa Holton, que coordena o programa de Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono, adiantando que os alunos que agora obtêm a licenciatura são Melissa Paiva, Jessica Moreira, Liliana Correia, Paula Lopes e Diana Escudeiro.

Contando com o apoio do Instituto Camões, o programa Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono foi criado na Rutgers University de Newark, inicialmente com 63 alunos, no ano lectivo de 2000/01, passando no ano lectivo de 2003/04 a oferecer uma licenciatura («major»), para além de uma simples especialização («minor») na mesma área, com diplomas concedidos a 39 alunos. No corrente ano lectivo o curso é frequentado por 208 alunos, o que representa um recorde de frequências no conjunto dos sete anos de existência da área de Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono no estabelecimento de ensino. A Rutgers University encontra-se actualmente dividida por três campus universitários – Newark, New Brunswick e Camden –, e conta cerca de 50 mil estudantes.

No seu conjunto, constituem-na 26 divisões com capacidade para conceder graus académicos: 14 em New Brunswick, sete em Newark e cinco em Camden. Criada no ano de 1766, então com o nome de Queen’s College, foi a oitava instituição de Ensino Superior fundada nas colónias britânicas da América, abrindo as portas em New Brunswick, em 1771. Em 1825, o Queen’s College recebeu o nome de Rutgers College, em homenagem a um herói da independência americana, o coronel Henry Rutgers. O estatuto de universidade foi-lhe atribuído em 1924. A Rutgers University tem instalações em Newark desde 1946 e em Camden desde 1950.



PARTILHAR:

Rede de cuidados continuados

Vieira da Silva assina protocolos