A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega estabeleceu um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) para a realização de até 50 testes diários a utentes e funcionários de lares para idosos, adiantou à Lusa o presidente.

“Os testes de despiste à covid-19 serão para utentes e funcionários, com foco naqueles funcionários que estão a trabalhar em sistema de rotatividade e que cada vez que entram para trabalhar possam ser testados”, explicou o presidente da CIM Alto Tâmega, no distrito de Vila Real, Orlando Alves.

O autarca, que é também presidente da Câmara de Montalegre, lembrou que o protocolo com o IPB visa “intervir nas instituições de solidariedade social e lares” dos seis concelhos da CIM Alto Tâmega, Chaves, Montalegre, Boticas, Ribeira Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

“O protocolo está já em vigor e estão a ser feitos 20 testes por dia, com a hipótese de ser alargado para 50 testes diários rapidamente”, disse ainda.

Orlando Alves destacou que, com as instituições a funcionarem em sistema de espelho e rotatividade, o “foco deve estar nos funcionários que regressam aos equipamentos”.

Os custos dos testes são suportados pela Segurança Social e as autarquias da CIM Alto Tâmega são responsáveis pelo transporte até Bragança das recolhas feitas localmente em cada um dos concelhos, acrescentou.

A CIM Alto Tâmega tem também em funcionamento desde 02 de abril o centro de diagnóstico à covid-19, instalado em Chaves, com capacidade para 50 testes diários.

Em 23 de abril, aquela comunidade intermunicipal anunciou a aquisição de 90 mil máscaras comunitárias para distribuir uma por cada cidadão de forma a preparar a população para o “pós-confinamento”.

Orlando Alves revelou hoje que a partir de 08 de maio começará a distribuição das primeiras 15 mil das máscaras comunitárias.

“Cada autarquia será responsável pela distribuição pela sua população”, sublinhou.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso, até às 23:59 de sábado havia 31 casos confirmados de infeção por covid-19, com o concelho de Chaves a ter 18 positivos, registando-se ainda cinco casos em Valpaços, quatro em Ribeira de Pena, três em Vila Pouca de Aguiar e um em Montalegre.

Destes, oito já foram considerados curados, cinco no concelho de Chaves, dois em Valpaços e um em Ribeira de Pena e registam-se ainda dois óbitos, ambos no concelho de Chaves.



PARTILHAR:

Oposição desafia Câmara a pagar testes no centro que instalou em Bragança

Federação Renovação do Douro reclama medidas urgentes para a região