O orçamento da Câmara de Freixo de Espada à Cinta para 2021, no valor de 15,3 milhões euros, foi chumbado, garantindo hoje a presidente da autarquia que governará o município com o valor igual ao deste ano.

O orçamento, que foi analisado na última reunião do executivo, contou com os votos contra dos dois vereadores do PS e do vereador Rui Portela, eleito pelo PSD e que entregou os pelouros em novembro de 2018 por discordar da governação da presidente da autarquia, Maria do Céu Quintas.

Em declarações à Lusa, a presidente daquela câmara do distrito de Bragança afirmou hoje que não vai apresentar outro orçamento para 2021, pretendendo governar no próximo ano com “o valor do orçamento de 2020”.

Rui Portela justificou hoje à Lusa o voto contra afirmando tratar-se de um documento "muito fraco para o desenvolvimento das freguesias e uniões de freguesia".

"No decorrer de 2020 não foi gasto um cêntimo nas freguesias e uniões de freguesia e, mais uma vez, este ano volta a ser apresentado um orçamento que não corresponde as expectativas do concelho, principalmente em tempo de pandemia", vincou o vereador sem pelouros.

Para os vereadores do PS, Nuno Ferreira e Antónia Coxito, "trata-se de um orçamento fraco, sem ambição, com muitos esclarecimentos por dar, com muita informação omitida".

Os socialistas afirmaram que o documento se apresenta como "um mau orçamento" para um ano de crise pandémica como aquele que se avizinha.

"Este é um orçamento forte apenas em pareceres jurídicos e trabalhos especializados que carecem de explicação (…), de resto não tem qualquer plano que mostre como alavancar o nosso concelho nos tempos que aí vêm", concretizou Nuno Ferreira.

Para a presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, com este chumbo, “a oposição vota contra a população, contra as pessoas e põe em risco uma série de investimentos que, ainda por cima, são suportados por fundos comunitários”.

"A oposição não tira lições do passado: recordo que no meu primeiro mandato, não tendo maioria na Assembleia Municipal, o Partido Socialista nada mais fez do que chantagem política e brincar com jogos de poder. O povo, o mesmo povo que agora é chumbado pela oposição, infligiu uma pesada derrota ao PS - ficámos a poucas dezenas de votos de eleger o 4.º vereador e o PS apenas um vereador", vincou a social-democrata Maria do Céu Quintas.

A autarca considerou também "que os cidadãos não esquecem e estão atentos”.

“Diria mesmo à oposição para que não tenha pressa em perder as próximas eleições", frisou.

A autarca referiu que o orçamento para 2021 era de 15,3 milhões euros, um valor “ligeiramente superior ao de 2020”, "com a particularidade de vincar o decréscimo da despesa".

"Dentro do Plano Plurianual de Investimentos havia uma série de investimento direto para as freguesias, na ordem dos 300 mil euros, para além do apoio financeiro e social indireto que fica prejudicado pelo chumbo do orçamento", concluiu.

Foto: AP



PARTILHAR:

Autarca de Miranda com “reservas” sobre fundo de trespasse das barragens

Mais de 30 casos em surto num lar da Misericórdia de Chaves