A Águas do Interior Norte (AdIN) vai investir 750 mil euros na melhoria do tratamento das águas residuais e resolução de problemas ambientais nos concelhos de Mesão Frio, Régua e Santa Marta de Penaguião, foi hoje divulgado.

Carlos Silva, presidente do conselho de administração da AdIN especificou que as obras previstas para o núcleo Douro – Corgo visam a reabilitação, beneficiação e construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) para “cumprir os parâmetros ambientais”.

O responsável destacou a resolução de problemas ambientais e apontou que estes municípios da Região Demarcada do Douro vão passar “a ter uma melhoria significativa porque as descargas serão feitas com o devido tratamento”.

A consignação das obras decorreu hoje, em Mesão Frio, distrito de Vila Real, e este, de acordo com Carlos Silva, foi o “pontapé de saída” para o conjunto de investimentos previstos pela empresa.

O presidente daquela autarquia, Alberto Pereira, salientou a “resolução de um problema gravíssimo” e referiu que o “saneamento não tinha o tratamento adequado”, na zona da localidade de Vila Verde, porque a ETAR não “cumpria os parâmetros exigidos”.

As intervenções nos municípios durienses representam um investimento de 750 mil euros e fazem parte de um pacote de 69 candidaturas, aprovadas no âmbito do aviso do POSEUR-12-2017-05, que incidem em várias operações de reabilitação de ETAR e redes de coletores nos municípios integrantes da empresa.

Em Vila Verde (Mesão Frio) e Covelinhas (Peso da Régua) vão ser construídas novas ETAR, sendo que, na Régua, a unidade será equipada com tecnologia de tratamento de “última geração, por membranas”.

Vão também ser reabilitadas as ETAR, melhorando o nível de tratamento dos efluentes e cumprindo os parâmetros de descarga destes para o meio ambiente, nos agregados populacionais de Escávedas e Granja (Régua) e Romarigo e Soutelo (Santa Marta de Penaguião).

Por fim, vão ser reabilitadas as Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR), melhorando as condições de recolha dos efluentes de parte dos agregados populacionais de Fontes e Travassinhos (em Santa Marta de Penaguião) e de Galafura (Régua).

“São investimentos importantes que, só por si, as câmaras não conseguiam resolver e nem sequer podiam candidatar a fundos comunitários”, afirmou Alberto Pereira.

O concurso público para execução destas intervenções foi ganho pela empresa Ovava Engenharia, Lda. e o prazo de execução da obra é de um ano.

Segundo a AdIN, o conjunto das 69 candidaturas prevê investimentos na ordem dos 21 milhões de euros, a executar nos próximos três anos, tendo já sido finalizados concursos, a consignar brevemente, após visto prévio do Tribunal de Contas, no valor de cerca de 11 milhões de euros. Os restantes concursos encontram-se a decorrer.

A este valor de investimento na melhoria do tratamento das águas residuais somam-se, de acordo com a empresa, investimentos na melhoria das redes de abastecimento de água, com vista a reduzir drasticamente as perdas de água das redes, no valor de 14 milhões de euros, cujos procedimentos também se encontram a decorrer.

A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes, tendo nascido no seio da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro.

PLI // ACG Lusa



PARTILHAR:

Mirandela cria montra digital para apoiar comércio local

Sindicato denuncia férias forçadas no Vidago Palace