A queda de neve impediu hoje de irem às aulas cerca de 150 alunos das zonas altas de Boticas, no distrito de Vila Real, onde limpa-neves e espalhadores de sal estão a limpar as vias, disse fonte do município.

Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas, disse à agência Lusa que durante a noite nevou com intensidade neste concelho e, por uma questão de precaução, os transportes escolares das zonas mais altas, como Alturas do Barroso, não se efetuaram.

De acordo com o autarca, por causa disso cerca de 150 alunos não puderam ir hoje às aulas.

A Proteção Civil mobilizou três limpa-neves e dois espalhadores de sal para limpar as vias da zona do concelho mais afetada pela queda de neve.

No concelho de Montalegre caiu durante esta noite "o maior nevão do ano", o que causou também constrangimentos e atrasos nos transportes escolares.

No entanto, segundo o vice-presidente deste município, David Teixeira, trabalhou-se durante a manhã para que as vias ficassem transitáveis e haja aulas.

Segundo David Teixeira, no terreno, desde as 06:00, estão seis limpa-neves, dois espalhadores de sal e cerca de 25 operacionais da Proteção Civil (bombeiros e Câmara Municipal).

As zonas mais complicadas são as áreas do Parque Nacional da Peneda Gerês, como Pitões, Outeiro ou Paradela onde, segundo o responsável, se chegaram a acumular "cerca de 30 centímetros de neve, gelo".

Apesar dos constrangimentos, o manto branco tornou-se também numa atração turística que leva vários visitantes a Montalegre.

Segundo a GNR, as principais vias do distrito de Vila Real estão transitáveis.
Lusa



PARTILHAR:

Neve obrigou a Proteção Civil a mobilizar dezenas de operacionais

Mesão Frio e Régua são dos destinos que se seguem