Dois deputados do CDS-PP questionaram o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) sobre o fecho do Centro de Distribuição Postal do Vimioso, no distrito de Bragança, informou hoje fonte partidária.

Segundo a fonte, na pergunta enviada ao Governo os deputados do CDS-PP Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral questionam se o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas tem conhecimento do encerramento do Centro de Distribuição Postal de Vimioso e que medidas vai tomar junto dos CTT para "reverter os constrangimentos causados".

Na pergunta enviada à Anacom, os deputados em causa questionam também se o regulador tem conhecimento do encerramento do Centro de Distribuição Postal de Vimioso e se isso coloca em causa o cumprimento do serviço postal universal inerente à atividade dos CTT.

"É dever do Estado corrigir as assimetrias entre o litoral e o interior, capacitando as regiões do interior de infraestruturas que minimizem a exclusão e o abandono territorial", consideram os deputados centristas.

No dia 26 de fevereiro, os CTT encerraram o Centro de Distribuição Postal do Vimioso, passando os carteiros a iniciar o seu circuito em Miranda do Douro, aumentando o seu percurso em mais de 30 quilómetros.

Este facto levou a autarquia de Vimioso a apresentar numa recente reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes uma moção que questiona e condena este encerramento.

O documento evidencia também o "descontentamento" por não ter sido ouvida no processo, manifesta a sua preocupação pela diminuição do serviço prestado e expõe a sua apreensão relativamente ao futuro do balcão dos CTT de Vimioso.

Os representantes dos nove municípios que integram a CIM consideram que a distribuição postal no território tem vindo a piorar tem vindo a piorar, colocando em causa um serviço público, considerado "essencial" para a população.

A CIM anunciou ainda que vai fazer chegar esta posição à administração dos CTT, à entidade reguladora e Assembleia da República.

Também o Bloco Esquerda e o PCP protestaram contra o encerramento do centro de distribuição Postal de Vimioso.
Foto: António Pereira



PARTILHAR:

IMPLICARTE com “um maior sentido de contaminação da cidade”

Rio Douro com 1,2 milhões de turistas em 2017