Três espumantes portugueses, dois das Caves Arcos do Rei, de Anadia, e outro das Caves Transmontanas, de Alijó, foram premiados na Feira Prowien 2004, a decorrer na Alemanha, encontrando-se expostos numa área reservada aos melhores do mundo.

O gerente das Caves Arcos do Rei, Rui Ribeiro, disse hoje à Lusa que os espumantes nacionais distinguidos são o Vasco da Gama tinto bruto (reserva), que conquistou uma estrela Gewinner Der Verkostung, o Vasco da Gama branco bruto (reserva), de colheitas de 2002, produzido por esta empresa, e o espumante Vértice branco, das Caves Transmontanas.

Os três espumantes referidos são os únicos vinhos produzidos em Portugal seleccionados, domingo, nesta competição internacional, que decorre até terça-feira.

"Estes espumantes estão expostos numa área de 200 metros quadrados onde se encontram os melhores vinhos do mundo seleccionados, ao lado de espumantes como o francês Taittinger", realçou Rui Ribeiro.

O gerente das Caves Arcos do Rei sublinha que para além do Vasco da Gama existem no certame apenas mais dois espumantes tintos, um da Austrália e outro de África do Sul.

"Sobretudo o Vasco da Gama tinto tem gerado grande curiosidade na feira, os visitantes, a quem é dado a provar os vinhos, regressam depois a pedir informações sobre a produção, as castas", disse.

O tinto bruto "Vasco da Gama" já tinha sido premiado com medalha de prata, em Dezembro, num concurso dos melhores espumantes do mundo, denominado "Effervescents du Monde", em Dijon, França.

Por sua vez, o branco tinha arrebatado, seis meses antes, um "troféu excelência", em Bordéus, que se seguiu a uma medalha de prata em Março, em Paris.

Os espumantes das Caves Arcos do Rei são exportados para vários países, como Canadá, Estados Unidos, Japão e alguns da Europa.

"Nestes dois dias, têm surgido muitos importadores europeus, temos tido muitas solicitações, por os espumantes estarem naquela área reservada aos melhores", afirmou o gerente das Caves Arcos do Rei.



PARTILHAR:

Portuguesa encontrada morta em São Paulo pode ter sido executada

Suspeitos detidos