A intervenção arqueológica no castelo de Montalegre começa na próxima semana, uma iniciativa que marca o arranque oficial da operação "Castelos a Norte", anunciou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DCN).

Este projeto visa intervir nos castelos raianos da região Norte: Montalegre, Monforte de Rio Livre (Chaves), Outeiro (Bragança), Mogadouro e Miranda do Douro.

A DRC Norte explicou, em comunicado, que os projetos de revitalização incidem sobretudo em ações de recuperação, divulgação e promoção turístico-cultural.

Pretende ainda "potenciar o usufruto dos monumentos pela população local e pelos turistas que acorrem à região cada vez em maior número".

O conjunto de cinco castelos abrangidos por esta operação "constituem um valor patrimonial, histórico e artístico relevante, tendo em consideração o ponto de vista da arquitetura militar, do património ou da sua própria história, que se confunde com a história de Portugal".

Estes monumentos foram fundados na Idade Média, no início da nacionalidade, e, para a direção regional, "tiveram um papel importante na organização territorial e na proteção da fronteira nacional".

A DRC Norte referiu ainda que estas fortificações com origem medieval foram objeto, ao longo dos séculos, de obras de manutenção e adaptação, nomeadamente à utilização de armas de fogo a partir do século XVI com a construção de fortificações abaluartadas.

Até final do mês de agosto, irão também decorrer as operações de limpeza de vegetação nos castelos de Monforte de Rio Livre e de Outeiro, trabalhos preliminares que antecedem as intervenções previstas no âmbito da operação.

"Castelos a Norte" é um projeto cofinanciada pelo Programa Norte 2020.



PARTILHAR:

Sismo de 2.9 com epicentro a 6 km de Torre de Moncorvo

Bacalhau para atrair turistas espanhóis a Freixo de Espada à Cinta