Sexta feira foi a entrega do prémio da «ÁRVORE DO ANO DE 2020», entregue pela UNAC (União da Floresta Mediterrânica), em Vales - freguesia de Tresminas - concelho de Vila Pouca de Aguiar. Este prémio resulta numa votação maioritária dos portugueses nesta árvore mágica.

O Castanheiro de Vales entre os castanheiros vivos e mortos é o terceiro maior de sempre tendo 14,20 metros de PAP (perímetro medido à altura do peito). É, assim, o maior castanheiro vivo de Portugal.

Segundo informação recebida de um apaixonado pelas árvores monumentais, existe um castanheiro próximo de Viena (Áustria) que mede de PAP 14,10 metros e que julgavam os austríacos ser o maior da Europa. Sendo assim, o Castanheiro de vales perfila-se como o maior da Europa, o que é notável.

Tendo eu feito a «Comunicação» sobre este gigante vegetal, por mim descoberto há uns treze anos e ter iniciado o seu processo de classificação de «árvore de interesse público» não me posso alhear da votação que está em marcha até ao fim do mês de Fevereiro de «Árvore do ano da Europa».

Mais, apelo aos meus amigos que difundam pelos amigos e a cadeia que se espalhe pelas escolas e por todos os portugueses de boa vontade, incluindo as comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo. Não será fácil sair vencedora, mas se todos nos empenharmos podemos ser os vencedores.

Apelo aos PROFESSORES que uma forma de sensibilizar os alunos e amigos é levá-los a participar votando.

O actual dono, Fernando Marques, apaixonou-se pelo Castanheiro de Vales e comprou a propriedade para se classificar este imponente castanheiro como gigante vegetal.

Anexo a indicação como votar; o prémio de árvore do ano e de árvore classificada.

As votações decorrem entre os dias  1 e 29 de fevereiro de 2020.

Assim, apelo aos amigos que votem seleccionando o site: https://www.treeoftheyear.org/vote

Texto e fotos: Jorge Lage


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Passes gratuitos para alunos que frequentem o ensino obrigatório

Mónada Tour à conquista da Europa