O casal de idosos que foi hoje encontrado morto num carro carbonizado, na aldeia de Penabeice, no concelho de Murça, sofreu “um despiste seguido de capotamento”, disse a Proteção Civil, remetendo mais explicações para a investigação em curso.

“O que sabemos é que foi um acidente rodoviário, portanto, um despiste seguido de capotamento. Neste momento, a GNR está no local a fazer a recolha e a apurar as circunstâncias factuais em que o acidente se deu", afirmou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, no 'briefing' desta noite realizado na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

Questionado sobre mais informações relativas à morte das duas pessoas, o responsável reiterou que a GNR está no terreno e sublinhou que os meios operacionais foram disponibilizados para o incêndio de Murça, no distrito de Vila Real.

“Lamentamos essas duas vítimas. É uma zona onde o incêndio se estava a desenvolver, mas estão todos os meios operacionais no terreno, nomeadamente a GNR a fazer essa validação para termos a certeza das circunstâncias em que o acidente se deu”, frisou, acrescentando: “Estão a fazer neste momento essa investigação. Quando houver dados, serão públicos”.

André Fernandes incluiu estes dois mortos no balanço das vítimas mortais registadas no âmbito dos incêndios desde 07 de julho, elevando o total para três, depois da morte de um piloto na sexta-feira, após a queda da aeronave em que seguia numa vinha em Castelo Melhor, concelho de Foz Coa, distrito da Guarda, quando combatia um incêndio em Torre de Moncorvo (distrito de Bragança).

Em Murça, o fogo está a ser combatido por 231 operacionais, 74 veículos e seis meios aéreos, enquanto o incêndio de Vila Pouca de Aguiar, contiguo ao de Murça, mobiliza 201 bombeiros, 101 veículos e um meio aéreo. Ambos deflagararam no domingo à tarde.

 

Presidente da República lamenta morte de casal de idosos em Murça

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de um casal de idosos encontrado num carro despistado no concelho de Murça, distrito de Vila Real, num acidente que a GNR está a investigar.

"Independentemente do contexto em que ocorreu e das causas o que terão motivado, não posso deixar de lamentar profundamente o acidente de viação que motivou duas mortes no concelho de Murça e de apresentar os meus sentimentos aos familiares das vítimas", declarou o chefe de Estado à agência Lusa.

O casal de idosos com mais de 80 anos foi hoje encontrado morto dentro de um carro despistado na aldeia de Penabeice, no concelho de Murça, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes.

Segundo o autarca, o acidente aconteceu "numa zona queimada e o carro estava carbonizado".

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a fazer a investigar o acidente.

Em Murça há um incêndio ativo que pelas 18:00 de hoje estava a ser combatido por 231 operacionais, 74 veículos e seis meios aéreos.

 



PARTILHAR:

Carro da GNR ardeu em Vila Pouca da Aguiar, não há feridos

Avião pilotado por André Serra caiu antes de fazer a última descarga – investigação