Os proprietários de uma oficina automóvel de Montalegre têm parado, há cerca de um mês e meio, um veículo que recentemente legalizaram porque quando tentaram registá-lo na Conservatória dos Registos Comercial e Automóvel de Vila Real (CRCA) foram informados que já existia um carro registado com a mesma matrícula.

Em causa estaria um veículo da mesma marca, de uma pessoa do concelho de Marco de Canavezes, viriam a apurar no mesmo serviço, mas em Braga. No entanto, tudo não terá passado de um engano. Contudo, Alice e Rui Calado só souberam desse mesmo engano, que os obrigou a ter este tempo o carro por registar, depois de o JN começar a investigar o estranho caso.

Até então, ninguém os informara do erro, que continuam sem saber quem cometeu para pedirem responsabilidades. \"Então há um erro e ninguém se responsabiliza?, questiona Alice Calado. O que a empresária montalegrense sabe é que, depois de ter legalizado o veículo na Alfândega de Braga, tentou registar o carro e não conseguiu. \"Inviável.

A matrícula requerida já existe na base de dados do registo de automóveis\", foi-lhe comunicado, a 16 de Janeiro, através CRCA de Vila Real. Mais de um mês depois, no passado dia 22, a agência que lhe tratou da legalização apurou na Conservatória de Braga que a matrícula em causa estava em nome de uma pessoa do concelho do Marco de Canavezes.

Quatro dias depois, o JN contactou a Alfândega de Braga, que legalizara o veículo. O serviço garantiu que a matrícula atribuída pela antiga Direcção Geral de Viação \"é válida\" e a única na base de dados, a que a Alfândega tem acesso.

O director, Manuel Ribeiro referiu que o \"erro\" teria surgido na Conservatória. \"No limite, é um caso de polícia\", disse.

Contactada pelo JN, a CRCA de Braga garantiu que a matrícula em causa não está registada em nome de ninguém. \"Pode ter sido um erro momentâneo\", referiu o funcionário. Anteontem, finalmente, a proprietária recebeu um telefone da DGV a informar que já podia registar o carro, mas sem explicações.



PARTILHAR:

Abandonado nos últimos 20 anos

Feira transfronteiriça com casa nova