A direção da Associação de Municípios de Douro Superior (AMDS) anunciou hoje a inclusão de Carrazeda de Ansiães naquela entidade intermunicipal, com objetivo de "unir" os territórios do Parque do Douro Internacional e do Alto Douro Vinhateiro.

"Trata-se de uma estrutura que integra sete municípios dos distritos de Bragança e da Guarda que se complementam fazendo a ligação entre o Alto Douro Vinhateiro (ADV) e o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e, com a entrada do concelho Carrazeda de Ansiães, a AMDS ganha mais coesão territorial, aumentando a sua oferta turista e economia", explicou à Lusa o presidente da AMDS, Nuno Gonçalves.

A AMDS passa assim ser constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães (Bragança), bem como de Vila Nova de Foz Côa e de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Com a entrada de Carrazeda de Ansiães (Bragança), passa para sete o número de concelhos que integram aquela estrutura que tem o rio Douro como elemento natural comum.

"O que importa realçar é que estes sete municípios têm objetivos muito específicos para este território, o que poderá ser o ponto de partida para a constituição de uma nova Comunidade Intermunicipal, que pode fazer a ligação entre a CIM Terras de Trás-os-Montes, CIM Douro e CIM Serra da Estrela", vincou o também autarca de Torre de Moncorvo.

Para o responsável, estes municípios, embora de comunidades intermunicipais diferentes, tem "um elo de ligação, que é o rio Douro".

"Temos de aproveitar todo o potencial turístico do Douro como via navegável, turística, vinícola e patrimonial, classificado duplamente pela UNESCO no vale do Coa e no ADV", enfatizou Nuno Gonçalves.

Outro dos projetos, de acordo com autarca, passa por "internacionalizar" todas as estratégias de cooperação entre o território das Arribas do Douro e do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade.

"Um dos principais eixos desta estratégia intermunicipal passa pela recuperação de todo o canal ferroviário da antiga linha férrea do Sabor e que ligava Duas Igrejas, em Miranda do Douro, ao Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Coa", disse.

Este novo projeto é já encarado como "uma porta de entrada" dos vizinhos espanhóis no PNDI e no ADV e ainda na Beira Alta.

"É preciso criar estas pontes de ligação entre concelhos e territórios vizinhos para se poder aproveitar os fundos comunitários que estão ao dispor dos municípios para a promoção turística e ambiental conjunta de todo o rio Douro", disse Nuno Gonçalves.

O PNDI inclui os troços fronteiriços dos rios Douro e Águeda, bem como as superfícies planálticas confinantes pertencentes aos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro, com uma extensão de mais de 122 quilómetros.

A Região do Alto Douro Vinhateiro é uma área com mais de 26 mil hectares, classificada, em dezembro de 2001, como Património da Humanidade.



PARTILHAR:

Juntas e uniões de freguesia recebem quase dois milhões de euros

Chaves com três equipas de intervenção permanentes