A Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, tem a partir de hoje um centro de apoio a migrantes a pensar na comunidade residente e nos que procuram trabalho no concelho nas campanhas agrícolas.

O município transmontano inaugurou hoje, no edifício dos Paços do Concelho, um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) que integra a rede nacional com mais de uma centena destes espaços destinados aos cidadãos estrangeiros que se instalam no país, com o apoio do Governo e do Alto Comissariado para as Migrações.

O presidente da Câmara, João Gonçalves, explicou à Lusa que o centro local surge da necessidade de dar respostas integradas à comunidade de cidadãos estrangeiros residentes, com perto de um centena de pessoas, e a outros que procuram esta zona para trabalhar, chegando “às quatro, cinco centenas” nas campanhas agrícolas.

O concelho, com cerca de 5.500 habitantes, faz parte da região demarcado do Douro e, além das vindimas, têm também na apanha da maçã e outras culturas com necessidades de mão-de-obra que os produtores têm que procurar no exterior devido ao despovoamento e envelhecimento da população.

Segundo o autarca, sobretudo nos meses de verão, entre agosto e outubro, o número de cidadãos de diversas nacionalidades dispara no concelho.

“À nossa escala, nós já uns anos que temos alguns migrantes a residir em Carrazeda de Ansiães, mas na época da apanha da maça e vindimas, os produtores, por falta de mão-de-obra no concelho recorrem muito á contratação externa”, enfatizou.

Questões relacionadas com alojamento e laborais são as principais que se colocam a estes cidadãos “sazonais” e às quais acrescem a escola, saúde e segurança social, no caso dos que residem permanentemente em Carrazeda de Ansiães, de acordo com João Gonçalves.

“A ideia é que possam ter um local para se dirigir e pessoas que possam resolver os seus problemas”, explicou o autarca.

O centro de apoio tem uma equipa de cinco pessoas, colaboradores da autarquia, com preparação para dar respostas e encaminhar, como acrescentou o presidente da Câmara.

O objetivo deste espaço é que, quem precisa, encontre num único local respostas sem ter que se dirigir a diversos organismos, segundo ainda João Gonçalves.



PARTILHAR:

Mais de metade da população do distrito de Bragança vacinada

Dois detidos por exploração sexual de menor em Mirandela