A Igreja de Santa Maria, uma das mais antigas Paróquias da Arquidiocese de Toronto, foi fundada em 1852, numa altura que era ainda escassa a população na parte oeste da cidade. Toronto tinha, nessa altura, duas Igrejas, a de São Miguel (Catedral) e a de São Paulo.

Desde 1965, com a concentração dos Portugueses, especialmente os oriundos dos Açores, na zona da Adelaide e Bathurst, a Igreja começou a fazer serviços religiosos em Português. A partir de 1965, ainda apenas com o estatuto de Administradores, passaram pela Igreja de Santa Maria os Padres Alberto Cunha e António Arruda Viveiros. Para substituir o Padre António Viveiros, foi nomeado - já como Pastor - o Padre Libório Tavares que começou o seu múnus sacerdotal em 7 de Outubro de 1982, ali se mantendo até hoje.

De então para cá, a Igreja de Santa Maria tem a maioria dos seus serviços religiosos em Português, ganhando expressão de grandes acontecimentos as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e as Festas do Divino Espírito Santo, uma e outra bem arreigada no coração dos Portugueses vindos dos Açores.

No dia 29 de Setembro de 2002, a Igreja de Santa Maria vai celebrar o seu 150.º Aniversário, com a Missa Solene a decorrer às 2 horas da tarde.

O Pároco da Igreja, Padre Libório Tavares, tem estado a convidar todos os Paroquianos, em particular, e todos os Portugueses, em geral, a associarem-se aos festejos.



PARTILHAR:

Fundada em 1852

Sem superstições