Os castros do Nordeste Peninsular poderão vir a ser considerados Património Mundial da Humanidade, pelo menos é essa a intenção de uma comissão técnica que está a elaborar uma candidatura para apresentar à UNESCO.

Deste conjunto de sítios arqueológicos consta o Castro do Pópulo, no concelho de Alijó. Um monumento que foi recentemente visitado pela Equipa Técnica que está a realizar a candidatura a Património da Humanidade.
Artur Cascarejo, presidente da Câmara de Alijó, refere que os especialistas ficaram impressionados com a dimensão da primeira e segunda linhas da muralha, bem como com os acessos ao Castro do Pópulo.

Para além do Castro do Pópulo, o concelho de Alijó tem ainda outros sítios arqueológicos de interesse como por exemplo a Anta da Fonte Coberta em Vila Chã, as gravuras rupestres em Pegarinhos, Pala Pinta em Carlão, o santuário de Parafita e um conjunto de Dolmens. Sítios que podem contribuir para o fomento do turismo arqueológico.

O edil de Alijó acrescenta que esta candidatura vem servir de complemento à candidatura do Alto Douro Vinhateiro.

O Castro do Pópulo necessita agora de uma intervenção que passa pela reconstrução das principais linhas de muralha, limpeza da área envolvente, investigação cientifica e iluminação.

Obras que serão completadas com outros investimentos da autarquia e de privados no concelho que vão certamente contribuir para um desenvolvimento turístico.
O aproveitamento turístico dos sítios arqueológicos vem juntar-se a outras propostas que o concelho de Alijó está a preparar para rentabilizar as potencialidades que o município dispõe, nomeadamente as ofertas no turismo vinhateiro, a gastronomia e as belas paisagens.



PARTILHAR:

Associação Ibérica dos Municípios

Assembleia sem debates