O candidato José Amaral Veiga encabeça a lista da CDU à Câmara de Sabrosa e defende “a devolução” das cinco freguesias que foram extintas “contra a vontade” da população.

Natural de Sabrosa, no distrito de Vila Real, José Amaral Veiga tem 37 anos, é agente funerário e integra a lista da coligação do PCP e de “Os Verdes” como independente.

“Não basta falar das vantagens da proximidade do poder local às populações quando ao mesmo tempo se teima em manter por repor e devolver ao povo as freguesias que foram extintas contra a sua vontade”, afirmou o candidato pela CDU.

E, se dependesse da sua vontade, nas próximas eleições autárquicas o povo de Sabrosa “já teria a possibilidade de recuperar as cinco freguesias que foram extintas em 2013”, na reforma concretizada pelo então Governo PSD/CDS-PP.

Mas, como explicou, os votos contra do PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal e Chega na Assembleia da República “impediram uma solução que permitiria às populações de Gouvães do Douro, Paradela de Guiães, Provesende, São Cristóvão do Douro e São Martinho de Anta, escolher se queriam recuperar a sua freguesia”.

“Na CDU valorizamos o papel muito importante do poder local, porque sabemos que ele permite que exista uma proximidade dos cidadãos aos seus representantes políticos que não existe com o poder central. Através das autarquias é possível às pessoas expor os problemas com que se confrontam no seu dia-a-dia”, salientou.

O candidato da CDU enumerou outros casos em que considera que os partidos que se têm revezado no poder “deixaram ficar mal o concelho de Sabrosa”, tais como o aumento “escandaloso” do custo de água que resultou da criação da Águas do Interior Norte (AdIN)” ou a forma como “roubaram a Casa do Douro aos produtores, em 2014, por decisão também do Governo PSD/CDS-PP.

“E continuam a fazê-lo agora, desta vez pela mão do Governo do PS, quando este continua a recorrer a desculpas esfarrapadas para adiar as eleições da Casa do Douro”, acrescentou.

José Veiga afirmou que se apresenta numa “candidatura virada para os sabrosenses”, que “defende os mais frágeis e os mais explorados”, que “apoia o desporto, a cultura e reconhece a importância do comércio local, das pequenas e médias empresas, bem como do pequeno e médio agricultor”.

Em 2017, o PS ganhou as eleições em Sabrosa. O executivo municipal é composto por três eleitos do PS e dois do PSD.

O atual presidente Domingos Carvas não se recandidata a um segundo mandato alegando razões pessoais. Helena Lapa encabeça a lista pelo PS, Mário Varela pelo PSD, Eduardo Mesquita encabeça a lista de independentes apoiada pelo CDS-PP e António Araújo, que faz parte do executivo enquanto eleito do PSD, pretende candidatar-se com uma lista independente.

O concelho tem à volta de 6.000 eleitores.

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo entre 22 de setembro e 14 de outubro.



PARTILHAR:

Efacec ganha contrato para central fotovoltaica de Mina Tó, em Mogadouro

Município iniciou "projeto piloto" de recolha de resíduos sólidos indiferenciados