Depois da Eslovénia, é a vez da freguesia de Fernão Joanes no concelho da Guarda receber, pelo quinto ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross e, ainda, uma prova do Campeonato Nacional de Motocross.

 

A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes irá realizar nos próximos dias 26 e 27 de maio o Campeonato Europeu de Motocross EMX 65 e EMX 85 e, ainda, o Campeonato Nacional de Motocross MX1, MX2, MX Júnior e MX Elite.

A freguesia de Fernão Joanes no concelho da Guarda receberá, assim, no Crossódromo das Lajes, pelo quinto ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross e uma prova do Campeonato Nacional de Motocross.

A última prova do Campeonato Europeu de Motocross realizou-se na Eslovênia, em condições muito quentes. Na categoria de EMX65 o vencedor foi o italiano Brando Rispoli, 13 segundos à frente do esloveno Jaka Peklaj e do italiano Jas Janout. Na categoria de EMX85 o vencedor foi o espanhol Raul Sanchez Garcia à frente de Andrea Andrea Viano e o francês Baptiste Bordes. 

O Campeonato Europeu na categoria de EXM65 é liderado pelo italiano Brando Rispoli com 86 pontos. Na categoria de EMX85 a liderança do campeonato é do piloto espanhol Raul Sanchez Garcia com 100 pontos.

Em Fernão Joanes irão correr cinco pilotos portugueses em cada uma das classes. No Campeonato Nacional de Motocross, o piloto Luís Correia está na liderança da categoria MX Elite. Correia tem 25 pontos de vantagem face ao segundo classificado, Pedro Carvalho. De destacar que apenas 17 pontos separam o segundo classificado do sexto na ordem da geral da classe maior da especialidade, deixando antever excelentes duelos neste regresso do campeonato à pista. Luís Correia é igualmente o primeiro na MX1, aqui com uma vantagem mais generosa, 39 pontos, face ao mesmo Pedro Carvalho. Jonathan Rodriguez é o terceiro mas já com expressivos 81 pontos de diferença para o comandante. Na MX2 são igualmente 25 pontos que separam os dois primeiros, tal como na Elite, cabendo a Diogo Graça a primeira posição na classificação, seguindo-se Luís Outeiro, o único que já conseguiu vencer neste ano de 2018, para além de Diogo Graça.

O Crossódromo das Lajes é considerado um traçado muito técnico de elevada dificuldade, com uma extensão de cerca de 1500 metros. Esta prova foi considerada, no ano transato, pelos Comissários Europeus da Federação Internacional de Motocross (FIM) a melhor prova, a nível de traçado e organização, de todo o circuito de provas europeias do Campeonato Europeu de EMX 65 e EMX 85.

 

O preço do bilhete é de cinco euros. (Mais informações em www.fernaojoanes.com)

 

No dia de sábado, 26 de maio, decorrem os treinos livres e cronometrados das categorias de EXM 65 e EMX 85, das 9h30 às 16h30. Já a 27 de maio, no domingo, o dia principal do evento, os treinos livres e cronometrado irão iniciar-se pelas 8h30 com os pilotos do Campeonato Nacional de Motocross até as 12h30. Às 13h20 têm início as provas oficiais, com os pilotos do Campeonato Europeu. 

A última prova do dia está marcada para as 18:30 com a corrida da classe Elite do Nacional de Motocross que junta os melhores pilotos das categorias de MX1 e MX2.

Este evento é organizado por uma associação juvenil que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal da Guarda, do Instituto Português do Desporto de Juventude e da Junta de Freguesia de Fernão Joanes.

Também o setor privado do concelho da Guarda apoia fortemente este projeto ao longo dos últimos anos, num total de 70 empresas, sendo o Intermarché da Guarda o principal patrocinador oficial do evento. .

De salientar, ainda, que a ACR Fernão Joanes conta com o apoio de mais de 100 voluntários na organização deste evento internacional, num fim de semana que promete ser de muita emoção para o desporto motorizado com os melhores pilotos de motocross da europa destas classes a marcarem presença no Crossódromo das Lajes.

 



PARTILHAR:

Douro Vintage Fest promove ciclos de música, literatura e dança até julho

Parque Ibérico de Natureza e Aventura é inaugurado hoje em Vimioso