A Câmara de Ribeira de Pena lançou dois concursos públicos, com um valor base de um milhão de euros, para a requalificação do centro histórico e a beneficiação da envolvente do centro de saúde, disse hoje o presidente.

João Noronha afirmou à agência Lusa que são intervenções “há muito ambicionadas” e que vão melhorar as condições de vida da população e de atração a este concelho do distrito de Vila Real.

Os concursos públicos para a requalificação do centro histórico de Ribeira de Pena, pelo preço base de cerca de 400 mil euros (mais IVA), e a beneficiação da zona envolvente do centro de saúde, por 490 mil euros, foram publicados na quinta-feira em Diário da República (DR).

O autarca explicou que irão decorrer intervenções a nível da pavimentação, estacionamento, jardins, substituição de mobiliário urbano ou de sistemas de drenagem de águas pluviais.

Segundo João Noronha, a intervenção no centro histórico será complementada com mais dois projetos, no valor de 600 mil euros, que serão lançados, em princípio, durante o mês de outubro.

Os projetos são apoiados na ordem dos 85%, por fundos comunitários provenientes de diferentes programas, e, de acordo com o autarca, para a parte que cabe à câmara, foi possível recorrer ao Banco Europeu de Investimento (BEI), com taxas reduzidas "de 0,04%".

O presidente destacou também a obra de requalificação do quartel do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, “que vai ser lançada ainda este ano” e representa um “investimento de 400 mil euros”, assumido “por inteiro” pelo município.

João Noronha acrescentou que, para Cerva, está em concurso público a intervenção na entrada da vila, num investimento de 450 mil euros que inclui a criação de uma zona pedonal e uma área de miradouro natural sobre o rio Poio.

E, segundo o autarca, nos próximos dias será assinado o auto de consignação da variante de Macieira, um investimento de 200 mil euros que vai concluir uma ligação aguardada há muito tempo.

“Há 20 anos fizemos o rompimento e a ligação entre Alvadia e Macieira, mas ficou lá um pequeno troço que vamos agora concluir. É uma ligação que as pessoas fazem muito para irem para Vila Real”, referiu.

De acordo com o autarca, neste momento, "em obra pública concursada ou em vias de ser lançada, o investimento no concelho ronda os 5,6 milhões de euros”.

João Noronha adiantou que estas obras deverão ficar concluídas durante o próximo ano.



PARTILHAR:

Tribunal de Vila Real julga agricultor acusado de matar a mãe

PR entrega Prémio D. Diniz a Onésimo Teotónio Almeida