A Câmara de Murça anunciou hoje a atribuição de um vale de compras no valor de 20 euros aos idosos ou portadores de deficiência do concelho para ser utilizado em compras de bens alimentares no comércio local.

Em comunicado, a câmara do distrito de Vila Real, presidida por Mário Artur Lopes, disse que, nesta quadra natalícia, vai oferecer um vale de compras a cada munícipe com idade a partir de 65 anos ou portador de deficiência, com residência no concelho, para ser utilizado em compras de bens alimentares no comércio local de todas as freguesias.

A medida, acrescentou, tem o objetivo de “minimizar os efeitos negativos na economia local” provocados pela pandemia e, em complementaridade a outras medidas de apoio, pretende “trazer nesta época natalícia um pouco mais de conforto à mesa de cada um”.

O novo apoio contempla a oferta de um vale no valor de 20 euros por pessoa, representa “um estímulo para o comércio local” e “fomenta o consumo de produtos locais”, garantindo “um apoio às pessoas e famílias”.

“Este apoio faz ainda mais sentido num ano especialmente difícil e com tantos desafios, como o que estamos a viver”, frisou o município.

A câmara explicou que a iniciativa de oferta do vale de compras faz parte de uma estratégia global de iniciativas de apoio social que têm sido realizadas em todo o concelho de Murça.

“O objetivo é estar próximo e de verdadeiramente dar apoio à população em situação mais vulnerável, quer por circunstâncias económicas mais débeis, por questões de saúde, de dependência física ou por razões de isolamento e solidão”.

O município de Murça disse que, desde março, tem vindo a adotar diversas medidas que procuram, a cada momento, e em face das circunstâncias de exceção provocadas pelo estado de pandemia, dar o seu “contributo para melhor garantir a segurança, a saúde e bem-estar das pessoas”.

O concelho está incluído nos municípios de risco muito elevado e tem 22 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, 209 desde o início da pandemia.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Surto na Misericórdia de Mondim de Basto atinge 80 utentes e 18 funcionários

Centros de Saúde de Bragança com áreas reservadas para doença respiratória