A Câmara de Murça anunciou a redução, a partir de setembro, das tarifas de água e saneamento, com vista a uma faturação igual à existente antes da adesão do município à Águas do Interior Norte (AdIN).

O presidente Mário Artur Lopes disse hoje que o município decidiu criar um tarifário social de ajustamento para os consumidores domésticos e um outro adaptado aos consumidores não domésticos, provocando “de forma direta uma diminuição no custo da água e saneamento no concelho”.

Com a adesão à AdIN, que iniciou a atividade em janeiro e tem como missão gerir e explorar os sistemas de água e saneamento de oito concelhos dos distritos de Bragança e Vila Real, ficou decidida uma tarifa de referência de 22,97 euros, sem impostos, por cada 10 metros cúbicos, para consumidores domésticos. No caso de Murça, o aumento de tarifa foi de 38%.

Entretanto, munícipes contestaram as faturas de água cobradas.

O autarca falou em “algumas surpresas” nas faturas e apontou que as primeiras faturas foram feitas com “base em estimativas” e “não em leituras reais”.

“A câmara decidiu reduzir à tarifa fixa o montante necessário, de forma a que o total da tarifa para a água e saneamento seja a mesma que se pagava antes da adesão à AdIN, ou seja, os 16,60 [euros], mais impostos”, salientou.

Assim, a autarquia vai, a partir de 01 de setembro, “reduzir as tarifas fixas, tendo por base os 10 metros cúbicos de referência, sem impostos”, permitindo uma aproximação dos “valores cobrados aos verificados” antes da entrada em funcionamento da AdIN.

O valor remanescente será pago pela autarquia à empresa intermunicipal.

De acordo com o município, a mudança na fórmula de cálculo do tarifário significa ainda “um importante apoio à economia local e às instituições de apoio social do concelho”.

A medida está, segundo o Mário Artur Lopes, programada “para cinco anos”, mas “será avaliada ao fim de um ano”.

“Entendi que seria correto não refletir os aumentos nas pessoas, enquanto não percebessem que há uma melhoria na qualidade do serviço de abastecimento de água e saneamento”, referiu.

No âmbito de candidaturas a fundos comunitários apresentadas pela AdIN, o município de Murça vai aplicar três milhões de euros em redes de saneamento, equipamentos e infraestruturas associadas e mais 1,5 milhões de euros na remodelação de sistemas de abastecimento de água e equipamentos tecnológicos para instalação em redes de água e saneamento para melhorar a sua eficiência.

A empresa agrega os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real e serve 105 mil habitantes.

Foto: AP



PARTILHAR:

Opositores à mina em Montalegre alertam para incompatibilidade com Património Mundial

PJ deteve suspeita de incêndio florestal em Alfândega da Fé