O município de Mondim de Basto vai investir 1,4 milhões de euros para apoiar 52 famílias que vivem em condições habitacionais indignas, no âmbito do programa 1.º Direito criado pelo Governo.

A autarquia do distrito de Vila Real formalizou hoje o acordo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para o desenvolvimento do programa de apoio ao acesso à habitação 1º Direito no concelho.

A presidente da Câmara de Mondim de Basto, Teresa Rabiço, considerou que a iniciativa vai ser “uma grande alavanca” e vai ajudar a “resolver grande parte dos problemas de habitação no concelho”.

A estratégia local de habitação pretende encontrar soluções para 52 agregados familiares que “vivem em condições habitacionais indignas”.

“Em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados familiares, o município vai promover como soluções habitacionais: a reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, mas também a aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação”, explicou a autarquia, e comunicado.

O programa tem a duração de seis anos e o investimento ultrapassa os 1,4 milhões de euros, estando previsto um financiamento por parte do IHRU que pode chegar a um valor máximo de 1,3 milhões de euros.

Durante a cerimónia de homologação do acordo de colaboração, que decorreu ‘online’, a presidente Teresa Rabiço apontou o percurso que o município já trilhou nesta área, nomadamente o apoio à recuperação de casas degradadas dirigido aos mais idosos.

“Só com estas parcerias entre o poder local e o poder central nós conseguimos maior coesão territorial e maior equidade social”, salientou a autarca.

Na cerimónia participaram também os secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e da Habitação, Marina Gonçalves.



PARTILHAR:

Investigadores criam fórmula “específica” para pesar burro de Miranda

Vila Real recebe em maio primeiro WTT Youth Series de ténis de mesa