A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, aprovou por unanimidade o orçamento de 15 milhões de euros para 2023, mais 1,9 milhões de euros face a 2022.

“Trata-se de um orçamento realista. Há uma dívida de mais de quatro milhões de euros a curto e médio prazo e de quase 14 milhões a longo prazo. Nós pretendemos governar com a realidade e não com a ilusão, porque o município tem constrangimentos de ordem financeira face a uma herança pesada do anterior executivo social-democrata”, explicou hoje à Lusa o presidente da câmara, Nuno Ferreira (PS).

De acordo com o autarca socialista, trata-se, acima de tudo, de um orçamento “viável e transparente”, o que levou à sua aprovação por unanimidade.

“Esta aprovação do orçamento municipal de Freixo de Espada à Cinta deve ser um dos únicos casos a nível nacional”, vincou Nuno Ferreira.

O autarca disse ainda que pretende governar “com transparência, realidade e, acima de tudo, com assertividade, porque esta na hora de colocar as contas da autarquia no rumo certo”.

No campo dos projetos municipais as principais apostas inscritas no orçamento para 2023 passam pela segunda fase de requalificação da praia fluvial da Congida, com uma dotação financeira de 700 mil euros.

Outro dos investimentos tem a ver com a recuperação da Igreja da Misericórdia, com uma previsão de investimento de 650 mil euros.

Está também previsto para 2023 investir na habitação social, através do programa 1.º Direito, que terá uma dotação de seis milhões de euros e vai abranger mais de 50 famílias.

No campo das acessibilidades, disse, serão requalificadas as entradas nas aldeias de Ligares, Lagoaça e na vila de Freixo de Espada à Cinta, através de uma verba global de cerca de 700 mil euros.

Nuno Ferreira indicou ainda que o município conseguiu fundos comunitários no valor de 2,3 milhões de euros para obras em curso.

Na saúde haverá apoios inscritos neste orçamento para a deslocação de doentes ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, comparticipação nos medicamentos para quem necessita, entre outras medidas.

Já no campo fiscal, o executivo de Freixo de Espada à Cinta vai manter os impostos no valor mínimo, como o IMI (0,3%) ou Derrama (1,25%). No campo do IRS, a autarquia vai cobrar metade, ou seja 2,5%.

Os vereadores eleitos nas listas do PSD, contactados pela Lusa, afirmaram que não colocaram qualquer “objeção” ao orçamento apresentado pela maioria socialista na câmara de Freixo de Espada à Cinta para 2023.

“Como é o compromisso do Sr. presidente da Câmara [Nuno Ferreira] cumprir pelo menos 75% a 80% dos objetivos propostos neste orçamento, por esse motivo foi votado, por nós, favoravelmente”, justificou o vereador social-democrata Fernando Rodrigues.

O PS tem maioria no executivo e na Assembleia Municipal de Freixo de Espada à Cinta.

O orçamento municipal de Freixo de Espada à Cinta será levado no dia 29 à Assembleia Municipal, para apreciação e votação.



PARTILHAR:

Acusado de abuso sexual de criança conhece acórdão a 12 de janeiro em Vila Real

Orçamento de Mirandela com mais despesa devido à crise e aumento de salários