A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que atribuiu um apoio de cinco mil euros para ajudar a reconstruir uma casa destruída por um incêndio, que desalojou uma família.

O fogo ocorreu a 11 de agosto, na aldeia de Cabanes, e acabou por fustigar uma habitação onde residia uma família de cinco pessoas.

O município explicou hoje, em comunicado, que se trata de uma família alargada, constituída por três gerações, os avós e pais de uma menina de cinco anos.

O casal mais velho vive da agricultura de subsistência e no casal mais jovem apenas um elemento tem trabalho profissional equivalente ao salário mínimo nacional.

Por se tratar de uma família com "parcos rendimentos", a autarquia aprovou, em reunião de câmara, a atribuição de uma verba de cinco mil euros para ajudar na reconstrução da habitação.

O incêndio destruiu grande parte da habitação, ficando apenas as paredes exteriores em pedra, bem como queimou também praticamente todos os bens do agregado familiar, nomeadamente eletrodomésticos, roupa, calçado e bens pessoais.

O presidente do município, Alberto Machado, justificou que autarquia resolveu ajudar porque "a família desalojada não tem condições económicas para recuperar a habitação" e sublinhou que "a comunidade está envolvida numa ação de solidariedade para que este agregado familiar volte a ter um lar".

A 25 de setembro realizar-se-á uma campanha de solidariedade para recolha de fundos para apoiar as vítimas de incêndios. Esta ação decorrerá no dia da tradicional Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar.
Lusa



PARTILHAR:

"Poeira 2014" eleito o melhor branco português pela Wine Spectator

Música tradicional invade Macedo hoje e amanhã