Decorre até sábado, nos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso, o 2.º Encontro de Asinomeditação e Asinoterapia de Trás-os-Montes.

A iniciativa é da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e visa formar técnicos que trabalhem com jovens com necessidades especiais, no sentido de que, no próximo ano, seja possível realizar sessões de asinoterapia ou asinomeditação, utilizando os burros como recurso terapêutico para trabalhar com crianças com problemas cognitivos, físicos, emocionais ou, até, mesmo sensoriais. Segundo Miguel Nóvoa, secretário técnico da AEPGA, vai ser criado um centro terapêutico na aldeia de Pena Branca (Miranda do Douro).

Este trabalho vai permitir ao técnicos recolher informações e dados que permitam às crianças receber mais apoio e ajudá-las a ultrapassar medos e barreiras. O burro sempre foi o parente pobre dos equídeos, mas é uma animal com características perfeitas para ser usado em terapias de ajuda, já que é dócil e de fácil trato. \"A equipa responsável, em conjunto com os técnicos convidados, irá proporcionar uma série de jogos e exercícios lúdico-pedagógicos num contexto de aprendizagem permanente\", salientou Miguel Nóvoa.

A AEPGA possui, actualmente, parcerias activas com duas das instituições \"mais importantes da Europa que trabalham na área da deficiência mental utilizando os burros com um recurso terapêutico, a inglesa \"The Bonkey Sanctuary\" e a \"Mediâne\", de França.



PARTILHAR:

Albufeira de Fontelonga

Rodrigo Dourado Fernandes