O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) disse hoje que o Programa Especial de Gestão da Barragem deverá ser aprovado até janeiro de 2023, o que se traduz num compromisso importante com os quatro municípios abrangidos.

“Há um compromisso importante da parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o de que o Programa Especial de Gestão da Barragem do Baixo Sabor deverá ser aprovado até final de janeiro de 2023. Este programa tem sido uma reivindicação antiga dos quatro municípios deste território ribeirinho”, explicou à Lusa o presidente da AMBS, Eduardo Tavares.

De acordo com o também autarca de Alfândega da Fé, o anúncio foi feito em Mogadouro, na terça-feira, no decurso de uma reunião do Conselho Estratégico do Baixo Sabor, no qual estão representadas entidades como a APA, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), as autarquias de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, entre outros parceiros públicos e privados.

“O Programa Especial de Gestão da Barragem do Baixo Sabor é um instrumento importante para que os municípios deste território possam ter a possibilidade de implementar o Plano Estratégico para a região dos Lagos do Sabor”, vincou.

A albufeira do Baixo Sabor tem cerca de 70 quilómetros navegáveis, abrangendo os quatro concelhos (Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros) do distrito de Bragança, numa área de 2.300 quilómetros quadrados.

“Sem este programa especial aprovado, obviamente que ficamos com limitações para o seguimento da nossa estratégia para o desenvolvimento dos vários projetos a promover nesta região do Baixo Sabor. Por este motivo, entendemos que há um avanço muito positivo e há compromisso assumido que é visto pelos quatro municípios com bons olhos”. 

De acordo com Eduardo Tavares, até dezembro os quatro municípios deverão conhecer a pré-proposta do Programa Especial de Gestão da Barragem do Baixo Sabor para se poderem pronunciar sobre o documento.

Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e marca "Lagos do Sabor".

A albufeira da barragem do Baixo Sabor começou a encher em 2013 e foi inaugurada em 2016.

Foto: AP



PARTILHAR:

Mostra de peças inéditas celebra 100 anos do museu que conta a história de Chaves

Projeto G.O.T.A. sensibiliza viticultores do Douro para gestão eficiente da água