Falar com um funcionário da Câmara de Montalegre já não implica deslocar-se até lá. Renovado, o sítio da Internet da autarquia, além de atendimentos on-line, permite uma série de novas funcionalidades.

Se lho dissessem, há alguns anos, não acreditaria. Há poucos dias, Manuel Moura, emigrante na Inglaterra, comunicou, em tempo real, com um funcionário da Câmara Municipal de Montalegre. Evitou um telefonema internacional. Da França, outro emigrante fez o mesmo. Aproveitou para saber quando começavam as festas do concelho e se havia chegas de bois no programa. O atendimento \"on line\", através de um programa tipo MSN Messanger, da Câmara Municipal de Montalegre é uma das novas funcionalidades do sítio da autarquia na Internet, totalmente remodelado ( http://www.cm-montalegre.pt).

O novo site permite obter o mesmo tipo de informações que o atendimento presencial. Aliás, o horário será o mesmo, o de expediente. Durante este período, haverá sempre um funcionário da Câmara de Montalegre disponível para o efeito.

Para já, o serviço está em fase experimental. Mas, mesmo assim, já teve vários utilizadores. \"Perguntam sobre os horários de funcionamento, informações sobre licenças de caça, mas há também pessoas que perguntam como se chega a Montalegre, ou onde fica isto ou aquilo\", explica, ao Jornal de Notícias, José Manuel Alves, o funcionário da Câmara de Montalegre responsável pela criação do novo sítio.

Porém, o atendimento \"on line\" é apenas uma das novidades do novo sítio. Há outras: se quiser denunciar um qualquer problema que se passe na sede da vila ou em qualquer aldeia, por exemplo, poderá fazê-lo, através da função \"fale connosco\", que, além de disponibilizar os vários serviços para onde a queixa pode ser encaminhada, permite anexar fotografias.

Mas imagine que é um turista que pretende visitar um qualquer ponto do concelho e não sabe como chegar até lá. O mapa turístico interactivo do concelho vai ajudá-lo. A partir do ponto onde se encontra, o sistema traçar-lhe-á a melhor rota para chegar ao local pretendido.

Além disso, o novo sítio comporta também uma plataforma de informação detalhada sobre todas as freguesias do município de Montalegre. E se quiser enviar um postal das belas paisagens do Barroso, também poderá fazê-lo.



PARTILHAR:

«Bonita, culta e carinhosa»

Vindima de 2008