Em colaboração com a Die Apfel, a Associação Cultural e Social do Amieiro, dinamizou um projeto de Capacitação para a Inclusão, destinado a beneficiários do RSI e desempregados de longa duração, com dificuldades nomeadamente em inserção social e laboral, dado o contexto social e económico no qual nos inserimos.

O projeto em questão, dinamizado na sede dos Bombeiros Voluntários de Alijó, teve duração de 600 horas, referindo dois módulos distintos, mas complementares, “Imagem, auto-estima e auto-conceito” e “Ativar a participação e laboral”.

Como objetivo principal da iniciativa, frisou Célia Quintas, Presidente da Direção da Associação Social e Cultural do Amieiro, que é levar os formados a “reconhecer a importância da imagem, autoestima e autoconceitos e capacitar os formandos para a interiorização de competências necessárias ao exercício de uma cidadania ativa e responsável, que valorize as diferenças, nomeadamente ao nível do género, a cultura e o conhecimento”.

Segundo Benedita Aguiar, Diretora da Entidade Formadora Die Apfel, ““o projeto pretende, a curto prazo, promover o empowerment, dinamizando os recursos individuais (ex: autoestima e autoconceito) e coletivos (ex: disponibilizar o acesso à informação). Pretende-se ainda despoletar as disposições de ativação para a construção da autonomia existência, social e económica. A médio prazo tem como objetivo promover o acesso ao mercado de trabalho (por via do desenvolvimento pessoal e social e da integração em percursos de dupla certificação). Pretende-se, também estimular uma maior estabilidade ao nível da gestão das redes de suporte social (ex: família ou instituições de suporte). A longo prazo pretende-se inserir e incluir social e profissionalmente os destinatários, promovendo a contribuição individual para o desenvolvimento económico, por via do trabalho justamente remunerado, quebrando desta forma o ciclo de pobreza e exclusão social”.

Como acréscimo às ações de formação em sala de aula, sempre com a orientação das formadoras Andreia Caçador e Tânia Carvalho, os formandos tiveram a possibilidade de participar em diferentes iniciativas como estímulo à participação cívica, luta contra o preconceito bem como proteção de conhecimento.

A ALIFEIRA, ofereceu uma grande oportunidade de apresentação, não só de trabalhos desenvolvidos em aulas, mas também as suas artes e saberes. O contacto com livros e autores transmontanos, aconteceu na Biblioteca Municipal, bem aulas de informática entre outras atividades. Adquiriram novo conhecimento relativamente a equipamentos culturais do território bem como as suas histórias, nas visitas realizadas com o apoio do Município, ao Museu do Pão e do Vinho e à Adega de Favaios, participaram em um congresso e em atividades sobre Direitos Humanos e por fim, conheceram a Papel D’Ouro onde puderam aprender mais sobre ecologia, sustentabilidade e inovação sendo uma experiência única e muito enriquecedora para todos os participantes.

Iniciativa esta  financiada pelo POISE, pelo Programa Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mentor da lei apela a políticos para que ajudem a promover a língua

Antigo chefe dos guardas prisionais de Izeda condenado por corrupção